O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), quando estiver plenamente implantado, interligará todo o Centro e
Zona Portuária carioca em aproximadamente 28 km de trilhos e duas linhas com um
total de 26 paradas, integrando todos os demais modais, como metrô (Estação
Cinelândia e outras), trem urbano (Central), ônibus interestaduais
(Rodoviária), aviões (Aeroporto Santos Dumont), barcas (Praça XV), bonde de
Santa Teresa (perto da Cinelândia) e o Teleférico da Providência. Quando fiz o
filme amador acima (15 de junho de 2016) o VLT estava funcionando parcialmente
da Parada dos Navios, na Zona Portuária, até o Aeroporto Santos Dumont, com
bondes mais ou menos de meia em meia hora, mas quando estiver
funcionando plenamente, 24 horas por dia, o sistema terá capacidade de transportar 300
mil passageiros diários. O VLT é a nova encarnação do bonde que por um século
transportou os cariocas cidade afora, mas extinto nos anos sessenta (com a
honrosa exceção de Santa Teresa) para ser substituído pelo mal-sucedido
"trólei" (ônibus elétrico) —
é o "bondinho do futuro". Um legado das Olimpíadas (junto com os BRTs, o Porto Maravilha e a expansão do metrô) pelo qual está de parabéns nosso prefeito (independentemente de posições ideológicas, partidárias, etc.) Seja bem-vindo e boa viagem (e clique no label bondes abaixo para ver nossas outras postagens sobre esse simpático veículo tão associado à história carioca)!
Desde 2005, o melhor blog sobre o Rio de Janeiro, seus encantos, história, literatura, arquitetura e arte. A partir de 2019, mostrando também São Paulo, para onde o editor do blog se mudou.
ENSEADA DE BOTAFOGO
"Andar pelo Rio, seja com chuva ou sol abrasador, é sempre um prazer. Observar os recantos quase que escondidos é uma experiência indescritível, principalmente se tratando de uma grande cidade. Conheço várias do Brasil, mas nenhuma tem tanta beleza e tantos segredos a se revelarem a cada esquina com tanta história pra contar através da poesia das ruas!" (Charles Stone)
VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA
“São Paulo, até 1910 era uma província tocada a burros. Os barões do café tinham seus casarões e o resto era pouco mais que uma grande vila. Em pouco mais de 100 anos passou a ser a maior cidade da América Latina e uma das maiores do mundo. É pouco tempo. O século XX, para São Paulo, foi o mais veloz e o mais audaz.” (Jane Darckê Avelar)
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