ENSEADA DE BOTAFOGO

ENSEADA DE BOTAFOGO
"Andar pelo Rio, seja com chuva ou sol abrasador, é sempre um prazer. Observar os recantos quase que escondidos é uma experiência indescritível, principalmente se tratando de uma grande cidade. Conheço várias do Brasil, mas nenhuma tem tanta beleza e tantos segredos a se revelarem a cada esquina com tanta história pra contar através da poesia das ruas!" (Charles Stone)

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA
São Paulo, até 1910 era uma província tocada a burros. Os barões do café tinham seus casarões e o resto era pouco mais que uma grande vila. Em pouco mais de 100 anos passou a ser a maior cidade da América Latina e uma das maiores do mundo. É pouco tempo. O século XX, para São Paulo, foi o mais veloz e o mais audaz.” (Jane Darckê Avelar)

15.10.15

MERCADÃO DE MADUREIRA

Texto de DANIELA PESSOA obtido na VEJA-RIO de 14/6/2013. Fotos do editor do blog.

Entidades

Grãos

Uma espécie de Saara da Zona Norte, o Mercadão de Madureira é considerado o mais completo shopping popular da cidade, além de um dos maiores e mais tradicionais mercados do país. Funciona desde 1914, quando foi inaugurado como uma grande feira de produtos agrícolas. Na década de 50, foi transferido para o endereço onde se encontra até hoje, a movimentada Avenida Ministro Edgard Romero, em frente à linha férrea. Após um grave incêndio que destruiu a estrutura local, em 2000, o mercado ressurgiu com escadas rolantes, ar condicionado, mais conforto e segurança. Em abril deste ano [2013], foi declarado patrimônio cultural da cidade com suas 580 lojas e todo tipo de bugiganga que se pode imaginar espalhadas por 16 galerias em dois andares. Caminhar pelos corredores do Mercadão, mistura de cores e cheiros, é uma verdadeira experiência para os sentidos. Estima-se que cerca de 100.000 pessoas passem diariamente por lá em busca de achados que vão de bijuterias, maquiagem e lançamentos de esmaltes até ervas medicinais e material para fazer pipa.


Manequim branca

Manequim negra

Loja de artigos religiosos

Louça

Entidades

Nossa Senhora

Viva Santo Antônio

Aves de sacrifício

Pimentas

Pimentas

Hortaliças, ervas e flores
Endereço

Av Min. Edgard Romero, 239 Madureira - RJ
Rua Conselheiro Galvão, 96 Madureira - RJ

Telefone
(21) 3355-9044

Horário de Funcionamento
Segunda a Sábado das 07:00h às 19:00h
Domingos e Feriados das 07:00h às 12:00h

Administração
1º Piso
Tel.: (21) 3355-9044 / (21) 3355-9146

Nenhum comentário: