ENSEADA DE BOTAFOGO

ENSEADA DE BOTAFOGO
"Andar pelo Rio, seja com chuva ou sol abrasador, é sempre um prazer. Observar os recantos quase que escondidos é uma experiência indescritível, principalmente se tratando de uma grande cidade. Conheço várias do Brasil, mas nenhuma tem tanta beleza e tantos segredos a se revelarem a cada esquina com tanta história pra contar através da poesia das ruas!" (Charles Stone)

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA
São Paulo, até 1910 era uma província tocada a burros. Os barões do café tinham seus casarões e o resto era pouco mais que uma grande vila. Em pouco mais de 100 anos passou a ser a maior cidade da América Latina e uma das maiores do mundo. É pouco tempo. O século XX, para São Paulo, foi o mais veloz e o mais audaz.” (Jane Darckê Avelar)

21.4.14

VIDIGAL DOIS ANOS DEPOIS

Vidigal (e Sheraton) vistos do mirante da Avenida Niemeyer

No princípio de 2012, logo após a pacificação do Vidigal, fui lá dar uma conferida. A postagem resultante vocês podem ver clicando no marcador Vidigal ao final desta (ou na guia Vidigal no menu lateral da direita). Durante os dias da Semana Santa, encerrada a canícula estival (traduzindo: o calor africano do verão) e imbuído do espírito de flanador (o que é isto? Cliquem em Arte de Flanar no menu da direita) voltei a esse bairro sui generis, cheio de de contrastes, com prédios, casas e até casarões com carrões estacionados, e a "comunidade", tudo meio que mesclado, dentro do espírito dos contrastes cariocas: antigo com moderno, praia com montanha, riqueza com pobreza, e por aí vai... 

Desta feita ainda não fui ao Arvrão, a parte mais badalada, com hostel... Mas deu para conhecer um cearense que veio até o Rio de (pasmem!) moto e presta serviços de transporte em moto na comunidade (serviço este muito bem-vindo em meio a tantas ladeiras)... Conheci o Careca da Laje que aluga a laje, com vista espetacular, para festas, eventos numa parte bem alta do Vidigal. 

Munido de máquina nova, uma Canon Power Shot ELPH 110 HS que, embora ultraportátil como convém a quem gosta de flanar pelos meandros urbanos, apresenta um resultado semiprofissional. Rio, pode ter banditismo, pode ter mazelas, pode ter black bloc querendo tocar o terror, mas os encantos cariocas ninguém tasca, não tem nada igual... Deleitem-se! (E terminando com uma moral da história: Não pode ficar só lendo jornal, aí só tem crime e tragédia, tem que sair na rua, conversar com as pessoas, observar os detalhes, aí a gente descobre um mundo "paralelo" e fascinante...)

Vidigal visto da Avenida Niemeyer

Descendo o Vidigal

Arte na rua

Grafite de Ment de 2014 (maravilha!)

Escola Municipal Almirante Tamandaré

Comunidade

Vista da "Laje do Careca"

Vista do mirante: Praia de Ipanema e  Sheraton

Salão Coiffeur Recanto do Vidigal

Creche Municipal. Fotos do editor do blog.

Um comentário:

Rubensdc27 disse...

Boa noite, gostei muito do blog e gostaria de indicar um site que tem um mapa feito pela Unicamp, que retrata a zona portuária do Rio em 1905. Eles deram uma palestra na UnB no qual foi apresentado achei super legal. Tem vários pontos de interesse, como delegacias, hospitais, igrejas e centros de religiões afro-brasileiras e casas de meretrício, no começo do século XX.
Pelo que li aqui, acho que vai ajudar muito pelas pesquisas feitas sobre Machado de Assis entre outros.

http://www.ifch.unicamp.br/cecult/mapas/mapasgotto1905/gotto1905.html