Igreja de São Francisco de Paula em foto antiga de Georges Leutzinger. |
Igreja da Ordem Terceira dos Mínimos de São Francisco de Paula
No antigo Largo da Sé, que nunca conseguiu abrigar sua catedral, a Venerável Ordem Terceira dos Mínimos de São Francisco de Paula recebeu, em 1756, um terreno para construir seu templo, concluído somente em 1801.
A igreja reflete a tradicional arquitetura portuguesa, com duas torres com bases quadradas, nave retangular com corredores laterais, capela-mor ladeada de sacristia e capela privativa.
A fachada é movimentada, com frontão curvilíneo de cantaria, sustentado por pilastras de ordem toscana. Nas duas torres cobertas por bulbos revestidos de azulejos coloridos, há quatro sineiras com dois relógios cada. A portada atual, resultado de uma substituição posterior, introduz no frontispício um elemento neoclássico. Essa peça de madeira trabalhada é obra de Mestre Antônio de Pádua e Castro.
O interior da igreja tem revestimento de talha já próximo do neoclássico. A nave central é ladeada por dez enormes colunas coríntias, cinco de cada lado, decoradas com pesada ornamentação.
Atribui-se a Mestre Valentim a talha tanto da capela-mor, quanto da capela privativa de N.S. da Vitória, pertencendo estas obras à sua última fase. As pinturas das paredes da capela de N.S. da Vitória são de autoria de Manoel da Cunha, um escravo que conseguiu aperfeiçoar suas técnicas na Europa e comprar a alforria com a paga de seus trabalhos. (Fonte: Guia das Igrejas Históricas da Cidade do Rio de Janeiro editado pela Prefeitura)
Fachada da igreja. Observe o frontão curvilíneo barroco. |
Portada neoclássica |
Interior da igreja. Observe as colunas coríntias laterais. |
Interior (detalhe) com revestimento de talha já próximo do neoclássico. |
Capela privativa |
Lateral para a Rua Ramalho Ortigão. |
Fotos do editor do blog. A Igreja de São Francisco de Paula, no Largo de São Francisco, no Centro da cidade, está aberta para visitação nos dias úteis no horário comercial. Missas são celebradas de segunda a sexta às 12h e 15h30. Para outras postagens sobre igrejas clique em um dos labels abaixo. Para ver um álbum de fotos de igrejas do Rio clique aqui.
4 comentários:
Boa noite Ivo.
Essa postagem é uma verdadeira aula de história da arquitetura.
Interessante. Mas porque tem dois relógios?
Oi. A Igreja fica aberta de segunda a sexta de 11h as 12h45 somente. Só pode tirar foto com autorização! Eu nem consegui bater! Mas se um dia você conseguir me avise também! Abraços! Ariel.
A igreja está aberta diariamente. A partir das 8h. até as 17h. De segunda à quinta. Às sextas a igreja fecha às 18h. Sábados está aberta de 9h. Às 17h. Aos domingos de 9h. às 12h. Feriados também abre. Pode entrar em contato com a secretaria para mais informações no telefone 2509-0070 ou consultando o site, Facebook e Instagram.
Postar um comentário