ENSEADA DE BOTAFOGO

ENSEADA DE BOTAFOGO
"Andar pelo Rio, seja com chuva ou sol abrasador, é sempre um prazer. Observar os recantos quase que escondidos é uma experiência indescritível, principalmente se tratando de uma grande cidade. Conheço várias do Brasil, mas nenhuma tem tanta beleza e tantos segredos a se revelarem a cada esquina com tanta história pra contar através da poesia das ruas!" (Charles Stone)

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA
São Paulo, até 1910 era uma província tocada a burros. Os barões do café tinham seus casarões e o resto era pouco mais que uma grande vila. Em pouco mais de 100 anos passou a ser a maior cidade da América Latina e uma das maiores do mundo. É pouco tempo. O século XX, para São Paulo, foi o mais veloz e o mais audaz.” (Jane Darckê Avelar)

7.9.09

ROTEIRO NOTURNO NO CENTRO DO RIO A PÉ


Catedral Presbiteriana (IK)

No capítulo “Horas Mortas” de seu livro Gamboa, escreve Alexei Bueno: “Talvez [...] a melhor e última visão que nos possam dar as ruas do que verdadeiramente são é vê-las na quietude e no vazio a que se entregam, eternamente, de tantas em tantas horas. [...] Não fosse a muito forte possibilidade de um assalto, recomendaríamos ao leitor esse hábitos noctívagos, deambulatórios e nefelibatas.”


Uma boa notícia ao Alexei e demais noctívagos: agora é possível fazer passeios noturnos pelo Rio sem risco de assalto. Refiro-me ao ROTEIRO NOTURNO NO CENTRO DO RIO A PÉ, organizado pelo Professor João Baptista Ferreira de Mello, do Departamento de Geografia Humana do Instituto de Geografia da UERJ. Eu já participei de vários e recomendo aos visitantes do blog — simplesmente imperdíveis. Para ver a programação dos passeios (noturnos e também diurnos) visite o blog dos Roteiros Geográficos. As fotos foram tiradas num dos passeios de 2008 por mim (IK) e pelo meu amigo fotógrafo Zeca. Conheçam outras fotos do Zeca visitando seu Flickr.


Catedral Presbiteriana (IK)


Real Gabinete Português de Leitura (IK)


Território da DASPU (nas imediações da Praça Tiradentes) (Zeca)


Rua do Lavradio (IK)


Rua do Lavradio (IK)


Rua do Lavradio (IK)


Avenida Chile (IK)


Rua do Lavradio (IK)


Arcos da Lapa (Zeca)

11 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Ivo!Que belas fotos do CENTRO DO RIO NOTURNO!!!
Siomara de Cássia Miranda

VAP disse...

Dia 31 de Julho? O passeio é HOJE! Como gostaria de poder fazer esse passeio! Mas tem esse atlântico que nos separa. Estarei presente de coração! Bom passeio! As imagens são lindas, como é Lindo o meu Rio de Janeiro!

Jôka P. disse...

Superlegais as fotos noturnas, você não ficou assim meio com medo de ser assaltado, Ivo ?
PS: li agora no Globo que uma atriz e toda uma equipe foram assaltadíssimos durante sessão de fotos publicitárias, as 4 da tarde no Corte Cantagalo.

Jôka P. disse...

Americanos fazem filmes em que até seres intergaláticos falam inglês, né ?

Ivo Korytowski disse...

Não há risco de assalto, nesse passeio vai uma galera imensa, mais de 50 pessoas. Além disso, essa região da Praça Tiradentes, Lavradio, Lapa tem intensa vida noturna, movimento. E nas poucas partes ermas não há nenhum ladrão pelo óbvio motivo de que um ladrão jamais imaginaria que alguém iria passear por lá!

Anônimo disse...

esse arco da lapa é muito feio tinha de demolir ainda bem que sou Paulistano terra de gente decente

Ivo Korytowski disse...

Que tal demolirem o Viaduto do Chá?!

Ana Cristina Victória disse...

Quero ir no próximo passeio!!!

Pedro Paulo Bastos disse...

Esses roteiros geográficos são excelentes. Cheguei a participar de alguns, em 2007, e foi muito interessante!
Aproveito aqui para divulgar meu blog, As Ruas do Rio: http://asruasdorio.blogspot.com

Abraço.

brandao disse...

sou carioca e nunca tinha percebido esa maravilha do rio a noite,e olha q sou boemio carioca q fotos deslumbrante,rio terrade sol emar;cidade maravilhosa cheia de encantos mil

brandao disse...

stou encantado essa fotos noturnas que passeio lindo ,sou carioca e nunca tinha notado o quanto meu rio e lindo de dia e a noite.as vezes passamos essa maravilhas e nao percebemos qao lindo e a cidade maravilhosa vcs stao de parabens