ENSEADA DE BOTAFOGO

ENSEADA DE BOTAFOGO
"Andar pelo Rio, seja com chuva ou sol abrasador, é sempre um prazer. Observar os recantos quase que escondidos é uma experiência indescritível, principalmente se tratando de uma grande cidade. Conheço várias do Brasil, mas nenhuma tem tanta beleza e tantos segredos a se revelarem a cada esquina com tanta história pra contar através da poesia das ruas!" (Charles Stone)

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA
São Paulo, até 1910 era uma província tocada a burros. Os barões do café tinham seus casarões e o resto era pouco mais que uma grande vila. Em pouco mais de 100 anos passou a ser a maior cidade da América Latina e uma das maiores do mundo. É pouco tempo. O século XX, para São Paulo, foi o mais veloz e o mais audaz.” (Jane Darckê Avelar)

3.5.07

50 MIL VISITAS

Em comemoração às 50 mil visitas recebidas pelo blog em menos de dois anos, estamos lançando um desafio aos nossos amigos com distribuição de prêmios. As 12 fotos abaixo foram tiradas nos seguintes bairros (aqui em ordem alfabética, mas as fotos foram embaralhadas): Barra da Tijuca, Botafogo, Copacabana, Glória, Ipanema, Jacarepaguá, Lagoa, Laranjeiras, Leblon, Paquetá, Penha, Santa Teresa. Você tem que dizer a que bairro corresponde cada foto. Envie as respostas para escritorcarioca@ig.com.br até 18 de maio. As dez pessoas que acertarem mais fotos ganharão livros dos escritores Antônio Ribeiro de Almeida, Léa Madureira e Ana Lia Vianna (todos com colaborações publicadas neste blog - nos casos de empate, faremos sorteio). A relação de acertadores e premiados sairá neste blog em 21 de maio. Portanto, se você adora o Rio, mãos à obra!

P.S. em 21/5: As respostas e relação de acertadores estão no final da postagem.


Foto 1


Foto 2


Foto 3


Foto 4


Foto 5


Foto 6


Foto 7


Foto 8


Foto 9


Foto 10


Foto 11


Foto 12

Respostas:
1) Leblon (estátua do Zózimo);
2) Glória (Templo Positivista na Rua Benjamin Constant);
3) Santa Teresa (Parque das Ruínas);
4) Penha (Igreja da Penha);
5) Botafogo (perto da estação do metrô);
6) Jacarepaguá (Castelo dos Vinhos);
7) Ipanema (Igreja N.S. da Paz);
8) Barra da Tijuca (observe o letreiro do Hard Rock Cafe);
9) Copacabana (Forte);
10) Lagoa (perto do Corte do Cantagalo);
11) Laranjeiras (Casas Casadas);
12) Paquetá.
Fotos do editor do blog.

Doze pessoas acertaram as doze fotos:
Alexandre Core
Denise Costa
Eva Estevez
Luciana Melo
Mariana Monteiro
Marta Maria
Renata Alexandre
Renata Lima
Roger de Sena
Ronaldo Câmara
Valter Santos
Vento Veloz
A todos os participantes, os nossos agradecimentos, e aos vencedores os parabéns. Vocês mostraram que conhecem o Rio como a palma de suas mãos!

10 comentários:

Anônimo disse...

OI,Ivo!Eu quero ganhar estes prêmios!!!Vou mandar a resposta,agorinha mesmo!!!
Eu desejo mais 50 mil visitas para o blog!!!
Abraços
Siomara de Cássia Miranda

Anônimo disse...

Se você pensava até agora que era apaixonado pelo Rio, desculpe, mas vai ter que se resolver com este blogueiro chamado Ivo Korytowski. O blog dele, o Literatura & Rio de Janeiro (
http://literaturaeriodejaneiro.blogspot.com/) é um verdadeiro arraso, constando ainda links para tudo quanto é site sobre a cidade. Ele manda a dica com a mensagem: "Comemorando as 50 mil visitas recebidas em menos de dois anos, o blog está lançando um desafio a quem ama a cidade com distribuição de prêmios. Depois de visitar o blog, você nunca mais verá o Rio com os mesmos olhos".
Uma boa diversão para esta sexta-feira, se você tem um emprego normal.... (publicado no blog de Gustavo de Almeida, no JB Online, em 4/5/07)

Anônimo disse...

Parabenizo pelas lindas fotos e seu empenho em mostrar as belezas "escondidas"
do nosso Rio. (enviado por e-mail)

Anônimo disse...

PARABÉNS IVO!!!
O TEU BLOG MERECE UM MILHÃO DE VISITAS!!! (enviado por e-mail da Argentina)

Anônimo disse...

Parabéns, Ivo!
Continuarei tendo a honra de ser um desses 50 mil, 60 mil, 70 mil visitantes. E mais, e mais, e mais... (enviado por e-mail de Sintra, Portugal - clique no nome da Katia pra visitar seu belo blog de poesias)

Anônimo disse...

Parabéns por ter atingido aquela marca, certamente é decorrente da aceitação dos temas que você aborda, nos levando a admirar por outros ângulos este Rio de que tanto gostamos. (enviado por e-mail)

i disse...

Pois é, esse é o problema: a gente vai levando, rezando pra que não nos levem antes... e quem não agüenta a guerra civil que se exile.

Anônimo disse...

Você está de parabéns pelo Blog. Excelente! Tudo...textos, fotos. Tudo de muito bom gosto e de envolvente enredo. Fico feliz ao encontrar internautas tão apaixonados pela cidade como você. Somos muitos, felizmente! (enviado por e-mail - visite o blog do Alexandre clicando no seu nome)

Alexandre Core disse...

Ivo,

Teu blog é SHOW!!!!! Já visitei o "Rio de Janeiro Around the Year" que também é muito bom. Ajuda muito a divulgar a nossa cidade maravilhosa. Estive olhando com mais tempo esse blog e vi fotos do Morro da Conceição. Rapaz, eu não tenho um amigo, conhecido ou parente que conheça aquilo lá. O morro ficou escondido atrás dos prédios da Presidente Vargas e passou séculos esquecido. Quase fui morar lá há uns dois anos. Motivado principalmente pela história do lugar. Rua do Jogo da Bola, as ladeiras, a Pedra do Sal, a vista da Guanabara que eu teria da janela da casa - caravelas imaginárias cruzando a foz do Rio de Janeiro - o Lg da Prainha, o Escravos da Mauá etc etc etc.

Faço uma sugestão para o seu blog. Publiquei no meu a história da Rua do Riachuelo e do chafariz que fica em frente a fábrica das Persianas Planalto. Morei dois anos no Bairro de Fátima (N. Sra. de Fátima) e adorava aquilo lá apesar da misturada do comércio/residencial e da grande quantidade de lixo nas ruas. Gostaria de ver no seu blog fotos desse bairro. A praça no final da rua, a gruta de Nossa Senhora de Fátima, a igreja na Rua do Riachuelo, o chafariz, os acessos a Santa Teresa pelas escadarias no final da rua, o Hotel Monte Alegre reformado e com uma bela arquitetura e tudo mais que você possa registrar.

Se puder me confirme se aquelas terras eram realmente foreiras à Igreja Católica. Creio que sim. Alguns imovéis ainda pagam laudêmio por isso.

Grande Abraço,
CORE

Anônimo disse...

Meu caro amigo escritor e agora blogueiro.
Teu blog não poderia ser diferente do que é: belas fotos e interessantes assuntos.
Não posso participar porque sou uma carioca sem tempo para belos passeios mas reconheci e senti saudades de alguns lugares.
Não ganho os prêmios mas ganho revendo meu Rio de Janeiro através de suas postagens.
Felicidades!