ENSEADA DE BOTAFOGO

ENSEADA DE BOTAFOGO
"Andar pelo Rio, seja com chuva ou sol abrasador, é sempre um prazer. Observar os recantos quase que escondidos é uma experiência indescritível, principalmente se tratando de uma grande cidade. Conheço várias do Brasil, mas nenhuma tem tanta beleza e tantos segredos a se revelarem a cada esquina com tanta história pra contar através da poesia das ruas!" (Charles Stone)

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA
São Paulo, até 1910 era uma província tocada a burros. Os barões do café tinham seus casarões e o resto era pouco mais que uma grande vila. Em pouco mais de 100 anos passou a ser a maior cidade da América Latina e uma das maiores do mundo. É pouco tempo. O século XX, para São Paulo, foi o mais veloz e o mais audaz.” (Jane Darckê Avelar)

15.5.15

TURISMO CULTURAL NO BAIRRO IMPERIAL DE SÃO CRISTÓVÃO


Uma viagem pela história, ciência e cultura de nossa cidade. Esta é a proposta do Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão, um evento que faz parte das atividades da Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Realizado anualmente no mês de maio, a Quinta da Boa Vista (Museu Nacional) é o ponto de partida desse roteiro cultural pelo bairro de São Cristóvão. Entre 10h e 16h, em intervalos regulares, ônibus gratuitos saem do Parque com destino às instituições culturais do bairro.

Fazem parte do roteiro o Museu Nacional/UFRJ, Museu Militar Conde de Linhares, Centro Cultural Maçônico/Supremo Conselho do Brasil, Museu de Astronomia e Ciências Afins, Primeiro Batalhão de Guardas e Centro Hípico do Exército, todos com entrada franca e uma série de atividades especiais. O editor do blog gostaria de recomendar especialmente as palestras do historiador Nireu Cavalcanti e do escritor Helio Brasil no Centro Cultural Maçônico às 14 horas do domingo.


A seguir fotos tiradas durante o evento, no sábado:

Quinta da Boa Vista ao entardecer

Cavalo em sua baia no Centro Hípico do Exército

Primeiro Batalhão de Guardas, unidade de elite criada por D. Pedro I, extinta com sua abdicação e recriada por Getúlio Vargas. Atuou na Guerra da Independência, combate à Intentona Comunista e na pacificação de comunidades cariocas.

O soldado e seu fiel amigo no Primeiro Batalhão de Guardas

O editor do blog pilota uma Harley-Davidson (parada) no 1o Batalhão de Guardas

Cup cakes no Circuito Moda Carioca no Museu Militar Conde de Linhares

Museu de Astronomia no antigo Observatório Nacional. "Localizado no alto de um morro, o acesso ao campus se faz por um elevador instalado numa caixa de decoração eclética, anunciando a arquitetura dominante deste interessante conjunto: uma mistura de tecnologia moderna com arquitetura beaux-arts. O prédio principal é um pequeno palácio classicizante com cúpula, bela escadaria cenográfica e um vitral alegórico. Os outros edifícios que abrigam instrumental astronômico também têm interesse." Guia da Arquitetura Eclética no Rio de Janeiro

Vitral de Urânia, Musa da Astronomia, no antigo Observatório Nacional

Nenhum comentário: