ENSEADA DE BOTAFOGO

ENSEADA DE BOTAFOGO
"Andar pelo Rio, seja com chuva ou sol abrasador, é sempre um prazer. Observar os recantos quase que escondidos é uma experiência indescritível, principalmente se tratando de uma grande cidade. Conheço várias do Brasil, mas nenhuma tem tanta beleza e tantos segredos a se revelarem a cada esquina com tanta história pra contar através da poesia das ruas!" (Charles Stone)

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA
São Paulo, até 1910 era uma província tocada a burros. Os barões do café tinham seus casarões e o resto era pouco mais que uma grande vila. Em pouco mais de 100 anos passou a ser a maior cidade da América Latina e uma das maiores do mundo. É pouco tempo. O século XX, para São Paulo, foi o mais veloz e o mais audaz.” (Jane Darckê Avelar)

2.11.13

FINADOS NO CEMITÉRIO SÃO JOÃO BATISTA & DIA SEGUINTE NO CEMITÉRIO DO CATUMBI


Faz alguns anos tenho o hábito de visitar o Cemitério São João Batista no Dia de Finados (relativamente perto de casa, é só atravessar o Túnel Velho — clique em "Cemitério São João Batista" no menu da barra vertical à direita) e agora que enfim consegui localizar o túmulo de meus avôs tenho ainda mais motivos para ir lá. Nesse dia o cemitério fica cheio e você pode percorrer mesmo as partes mais altas e remotas sem medo de deparar com um malfeitor. Muitas celebridades estão enterradas nesse cemitério: Ary Barroso, Clara Nunes, Santos Dumont, Tom Jobim, Nelson Rodrigues, Carmen Miranda... Compro dois ramalhetes de flores sortidas e vou depositando uma aqui, duas ali... Este ano um dos túmulos que recebeu minhas flores foi de Machado de Assis e Carolina, no Mausoléu da Academia, que só abre para o público no Dia de Finados. Para quem aprecia a boa arte funerária o São João Batista é uma visita recomendada.






No dia seguinte, domingo, fui ao passeio Reconhecendo o Interior do Cemitério do Catumbi guiado pela professora Olga Maíra Figueiredo, especialista em cemitérios cariocas. O passeio foi organizado pelos projeto Roteiros Geográficos que recomendo a quem quiser  conhecer melhor a cidade (para mais informações clique em PASSEIOS GUIADOS no GUIA DO RIO no cabeçalho do blog). O Cemitério do Catumbi (nome oficial: Cemitério de São Francisco de Paula) é o segundo cemitério "moderno" (ou seja, ao ar livre, em área delimitada, com identificação das sepulturas — antes os cariocas costumavam ser sepultados nas igrejas ou em seus adros, ou em covas coletivas de pequenos cemitérios improvisados, tipo o dos Pretos Novos) mais antigo da cidade, inaugurado em 1850 (o mais antigo é o Cemitério dos Ingleses, na Gamboa, mas que atendia apenas à colônia inglesa). Os cemitérios históricos são museus a céu aberto de arte funerária, e seguem-se algumas fotos tiradas no Catumbi.






3 comentários:

Olga disse...

Lindas fotos! Obrigada por prestigiar o nosso roteiro no Cemitério do Catumbi.

Joaossara disse...

Tenho vontade de conhecer o Cemitério São João Batista em um dos meus passeios ao Rio!!

Joaossara disse...

Tenho vontade de conhecer o Cemitério São João Batista em um dos meus passeios ao Rio!!