4.11.13

PARQUE DOIS IRMÃOS

PASSEIO DE TIRAR O FÔLEGO, LITERALMENTE
João Sette Camara
Texto publicado originalmente na revista Rio Show de O Globo de 20 de julho de 2007 e reproduzido com permissão do autor. Fotos do parque e de seu acesso do editor do blog.


Recentemente soube que o Parque Natural Municipal do Penhasco Dois Irmãos, mais conhecido como Parque Dois Irmãos, que fica no morro de mesmo nome, havia sido todo reformado e tinha ganhado um reforço na segurança devido a um maior afluxo de turistas nesta época de Pan. Eu, que adoro as áreas verdes, mas nunca tinha visitado o parque, parti para o Leblon.



Da subida, na pacata Rua Aperana, não se tem ideia das surpresas que aguardam o visitante lá em cima. O parque, limpo, bem cuidado e aparentemente seguro, é uma sucessão de ladeiras entrecortadas por mirantes de todos os tamanhos que descortinam paisagens de tirar o fôlego. Do primeiro deles, o mais baixo, vê-se a orla, da Joatinga ao Arpoador. E ainda há um pequeno anfiteatro de pedra, com as Cagarras ao fundo, que poderia ser um dos palcos mais bonitos e exclusivos da cidade, se fosse utilizado.

Memorial às 228 vítimas do acidente em 2009 com o avião da Air France

Subindo ainda mais o morro e arrependido de não ter levado bicicleta — a melhor opção para explorar as trilhas, o que também pode ser feito com o auxílio de guias e mediante agendamento — cheguei a mais um mirante, que tem uma vista ainda mais alucinante, pois dele vê-se também a Lagoa e o Jardim Botânico. Além do visual, o parque ainda tem uma área para piqueniques (que precisam ser agendados), brinquedos para crianças, aparelhos de ginástica e campo de futebol.



Criado pela prefeitura em 1992 e com uma área de 39 hectares, há que se rezar para que, passado o Pan, a atmosfera de segurança e limpeza não se evapore deste parque que é um presente para os cariocas.

[Nota do editor do blog: As preces do autor foram atendidas: visitei o parque em 20/10/13 e ele continua impecavelmente limpo e cem por cento seguro.]



INFORMAÇÕES:
Parque Natural Municipal do Penhasco Dois Irmãos
Rua Aperana s/no - Alto Leblon (você pode subir de carro e estacionar no parque ou subir a pé)
Terça a domingo, das 8h às 17h, no horário de verão até 18h

Nenhum comentário: