ENSEADA DE BOTAFOGO

ENSEADA DE BOTAFOGO
"Andar pelo Rio, seja com chuva ou sol abrasador, é sempre um prazer. Observar os recantos quase que escondidos é uma experiência indescritível, principalmente se tratando de uma grande cidade. Conheço várias do Brasil, mas nenhuma tem tanta beleza e tantos segredos a se revelarem a cada esquina com tanta história pra contar através da poesia das ruas!" (Charles Stone)

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA
São Paulo, até 1910 era uma província tocada a burros. Os barões do café tinham seus casarões e o resto era pouco mais que uma grande vila. Em pouco mais de 100 anos passou a ser a maior cidade da América Latina e uma das maiores do mundo. É pouco tempo. O século XX, para São Paulo, foi o mais veloz e o mais audaz.” (Jane Darckê Avelar)

25.5.18

CRISTO REDENTOR, UM ÍCONE CARIOCA

Cristo visto da Lagoa

Cristo visto do alto do Morro dos Prazeres em Santa Teresa

Cristo e o Morro da Providência vistos (com ajuda de zoom) de um prédio alto na Zona Portuária

Cristo e Fortaleza de São João vistos, com zoom, da Fortaleza de Santa Cruz, Niterói

OS MILAGRES DO CRISTO
Nelson Motta
Texto da Veja-Rio de 9/10/2011

No filme em preto e branco de 1941, o DC-3 da Pan Am se aproxima do Rio de Janeiro, trazendo Carmen Miranda e seus amigos de Hollywood para uma aventura nos trópicos. O avião sobrevoa a cidade, com a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar ao fundo, os dedos de uma imensa mão de concreto, depois um braço e o corpo inteiro do Cristo Redentor entram em quadro. É a mais clássica imagem do Rio de Janeiro, o postal mais banal, o maior clichê visual, o insuperável lugar-comum da beleza incomum da cidade. É a vista do Rio que se tem do céu.

No Brasil de 1931, construir uma estátua daquele tamanho, no alto de uma montanha de difícil acesso, era, no mínimo, um despropósito, uma insanidade, seria um Fitzcarraldo carioca que terminaria em mortes e tragédia. Autoabençoado, o Cristo resistiu a tudo com estoica concretude.

O cinema ficou colorido, a cidade mudou, mudaram os aviões e os passageiros, mas ao longo do tempo, em filmes, novelas, seriados e comerciais, quando alguém chega ao Rio de Janeiro, a cena continua a mesma. A cidade se espalhando à beira-mar, a baía cercada de montanhas, abençoada pelo Cristo entre as nuvens.

"Muita calma pra pensar / e ter tempo pra sonhar / da janela vê-se o Corcovado / o Redentor, que lindo… " — cantava João Gilberto em 1959, lançando a bossa nova no histórico LP Chega de Saudade. Anos depois, consagrado nos Estados Unidos, o autor de Corcovado, Tom Jobim, voltava ao Brasil e compunha o clássico Samba do Avião: "Cristo Redentor / braços abertos sobre a Guanabara / estou morrendo de saudade..."


Cristo visto de Santa Teresa

Cristo visto da Urca

Cristo visto do heliporto no Mirante Dona Marta

No Carnaval de 1989, um dos piores períodos da nossa história recente, nos estertores do desmoralizado governo Sarney, com inflação que chegou a passar de 80% em um mês, Collor eleito presidente e o Rio de Janeiro falido e entregue à bandidagem, o gênio de Joãosinho Trinta concebeu o enredo Ratos e Urubus, Larguem Minha Fantasia para a Beija-Flor de Nilópolis, trazendo o Cristo Redentor para a passarela do samba. E para o centro de uma polêmica.

O enredo de Joãosinho era "não só sobre o lixo físico, mas o lixo moral, mental e espiritual, que cria uma multidão de marginalizados, que tiram do lixo as coisas de brilho". Proibido pela Arquidiocese e coberto por um plástico preto, com a faixa desafiadora "Mesmo proibido, olhai por nós", o carro alegórico do Cristo, abarrotado de mendigos foliões cantando e dançando à sua volta, levantou a Sapucaí.

O Cristo Redentor de 2011 é o da animação Rio, em 3-D. É de tirar o fôlego, visto de ângulos que não existem, criados pela imaginação de Carlos Saldanha e pela tecnologia de ponta. Agora vamos imaginar o inimaginável: que o Cristo não existisse. E aparecesse um carioca católico e empreendedor, meio Roberto Medina, meio Eike Batista, e propusesse a construção de um Cristo gigante no alto do Corcovado, sem custos para o estado. Claro, os logos dos patrocinadores estariam na base da estátua, afinal alguém teria de pagar a conta. O cara ia ser chamado de maluco, de picareta, de explorador da imagem divina, e não conseguiria construí-lo. Pior ainda se algum político o propusesse como um projeto público. Com concorrência fajuta, aditivos e superfaturamentos, custaria mais caro do que a reforma do Maracanã. E um desenho medonho seria o escolhido.

Ainda bem que o Cristo foi construído há oitenta anos, porque hoje certamente o Ibama e a Secretaria do Meio Ambiente não autorizariam a obra, pelos distúrbios que o gigantesco corpo estranho provocaria na fauna e na flora do Corcovado, pelas luzes e pelo movimento de pessoas que assustariam os animais silvestres, pelo abalo que provocaria no ecossistema, pela interferência na paisagem natural das montanhas emoldurando a Baía de Guanabara. Sob protestos das outras religiões e dos ateus, o Cristo Redentor teria de ser construído na Barra.


Cristo visto da Rua Real Grandeza em Botafogo

Cristo visto da Rua Pires de Almeida em Laranjeiras

Cristo visto do Outeiro da Glória

Cristo visto de um prédio na N.S. de Copacabana

Cristo visto das Paineiras ao anoitecer

Cristo visto do estacionamento do Shopping Leblon

Cristo visto da Urca

Cristo visto de uma obra em Botafogo

Cristo visto do Mirante do Pasmado

Cristo visto da Travessa da Paz no Rio Comprido

Cristo visto do Cemitério São João Batista

Cristo visto do Morro do Livramento (bem longe, entre o prédio da Central e o poste)


Cristo visto da lanchonete no alto do Corcovado

Cristo visto do Horto

Cristo visto da entrada de uma casa no Outeiro da Glória

Cristo visto por uma brecha entre os prédios do Morro da Viúva. Hoje invisível, cercado de prédios por todos os lados, no início da década de 1921 pensou-se em construir um hotel e belvedere nesse morro (Revista da Semana, 12/3/1921)! 


Cristo em foto antiga tirada pela minha mãe, provavelmente na década de 1950

OBRIGADO POR VISITAR O BLOG LITERATURA & RIO DE JANEIRO. VOLTE SEMPRE.

8 comentários:

Roger de Sena disse...

Parabéns pela postagem, Ivo!
Um barato essa ideia. E a realização foi perfeita. As fotos estão ótimas!
Nosso "protetor" saiu bem em todas! :)
Abração.
Roger.

Unknown disse...

Lindas, lindas as fotos que você postou. Podemos dizer que esse monumento é uma unanimidade. Deu até saudade do Rio... Fica até difícil escolher em qual ângulo ele se sai melhor.

Adriana Marcolini disse...

Obrigada pelo texto, Ivo! Que o Cristo Redentor continue a nos abençoar!

Cyro de Mattos disse...

​Que beleza, Ivo, um show de fotos, pontuações luminosas e observações sensatas no texto eficaz. Obrigado pela lembrança, abraço, Cyro (enviado por e-mail)

Osmar Brina Corrêa-Lima disse...

Caro Ivo,
Magníficas as fotos do Cristo.
Parabéns!
Muito agradecido. (enviado por e-mail)

Francisco Gomes de Amorim disse...

Muito bom

Ricardo disse...

Caro Ivo,
como sempre um grande prazer passar por aqui e "conhecer" um pouco mais da minha próxima cidade. Fiquei fascinado com a Fortaleza de Sao Joao... voce sabe onde pode-se agendar visitas? Obrigado pela informacao!
P.S. voce ainda organiza aqueles passeios para grupos? Da próxima vez que estiver no Rio adoraria fazer...
Uma abracao daqui de Viena!
Ah,e se puder visite minha nova plataforma www.attitude-devant.com
Ricardo (Leitner)

Júlio pessoa disse...

ParabePa pelo trabalho, ótimo artigo pelas paisagens