5.5.10

RIO COM GENTILEZA



Patrimônio artístico-cultural do Rio, os murais com as palavras do profeta Gentileza serão restaurados por uma equipe da Universidade Federal Fluminense (UFF). A restauração faz parte do projeto "Rio com Gentileza", que tem a finalidade de desenvolver ações para a recuperação da obra do profeta.

As palavras de José Datrino, o profeta Gentileza, que exaltavam o amor e a bondade, foram escritas em algumas pilastras da cidade do Rio. Com o passar do tempo, as cores foram dando lugar às pichações e aos descascados das paredes. As pilastras restauradas serão as do Viaduto do Caju, na Zona Portuária do Rio. O objetivo é que sejam restauradas 56 pilastras, num prazo de oito meses. (Texto transcrito do portal G1 RJ)

Mais informações sobre o Profeta Gentileza você encontra no Museu Virtual Gentileza ou no site Rio Com Gentileza.

3 comentários:

Vera Dias disse...

Boa tarde Ivo, importante essa divulgação da restauração dos escritos do Gentileza.
Poucos sabem, mas trata-se de um patrimonio tombado carioca. Em 27 de novembro de 2000, o então prefeito do Rio de Janeiro, Luiz Paulo Fernandes Conde, assina Decreto de nº 19188 onde determinou o tombamento das 55 pilastras do Caju.
Profeta Gentileza" ele foi um personagem folclórico da cidade do Rio de Janeiro. Era visto em ruas, praças, nas barcas da travessia entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, fazendo sua pregação e levando palavras de amor, bondade e respeito pelo próximo e pela natureza a todos que cruzassem seu caminho.
Num total de 56 escritos, os murais artísticos do viaduto foram pintados durante a década de oitenta por José Datrino, o profeta Gentileza.
Espero com essa historinha, dado o real valor da obra e da pessoa. informações.
Obrigada
Vera Dias

Editora Muiraquitã disse...

Olá.
Passando por aqui para avisar que temos sorteio no blog da Editora. Passa lá: http://editoramuiraquita.blogspot.com/2010/04/sorteio-do-livro-roteiro-sentimental-do.html

Abraços.

Paulo disse...

GENTILEZA
era um maluco beleza
que pintava e bordava
pelas ruas do Rio