ENSEADA DE BOTAFOGO

ENSEADA DE BOTAFOGO
"Andar pelo Rio, seja com chuva ou sol abrasador, é sempre um prazer. Observar os recantos quase que escondidos é uma experiência indescritível, principalmente se tratando de uma grande cidade. Conheço várias do Brasil, mas nenhuma tem tanta beleza e tantos segredos a se revelarem a cada esquina com tanta história pra contar através da poesia das ruas!" (Charles Stone)

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA
São Paulo, até 1910 era uma província tocada a burros. Os barões do café tinham seus casarões e o resto era pouco mais que uma grande vila. Em pouco mais de 100 anos passou a ser a maior cidade da América Latina e uma das maiores do mundo. É pouco tempo. O século XX, para São Paulo, foi o mais veloz e o mais audaz.” (Jane Darckê Avelar)

14.7.08

PÃO DE AÇÚCAR

SUGARLOAF/ZUCKERHUT/PAIN DE SUCRE



Bondinho chegando na estação/The cable-car arriving at the station

[For an English text, see my blog Rio de Janeiro Around the Year]
Qual dos portugueses da equipe de Estácio de Sá deu esse nome ao morro mais fotografado do mundo é difícil saber. Uma coisa é certa: quando os fundadores da cidade desembarcaram e viram o imponente maciço, acharam que se parecia com os cones de açúcar que eram produzidos na Ilha da Madeira e colocados no mercado europeu.

O Pão de Açúcar tem aproximadamente 400 metros de altura e está próximo aos morros da Urca e da Babilônia. Em 1909, os engenheiros Augusto Ferreira Ramos e Manoel Antônio Galvão ganharam autorização da Prefeitura para construir e explorar, durante 30 anos, um caminho aéreo que ligasse a praia Vermelha ao morro da Urca.

O projeto parecia tão desafiador que muita gente não acreditou pudessem os engenheiros levar semelhante tarefa a cabo. [...] O trecho inicial, coberto por cabos de aço, numa distância de 575 metros e 224 de altura, foi inaugurado a 25 de outubro de 1912, em meio a uma festa e foguetório, que mobilizou a cidade e particularmente o bairro. A praia Vermelha engalanou-se mas foram poucos — em geral homens — os que tiveram coragem de figurar como primeiros passageiros da viagem aérea até o morro da Urca.

O trecho seguinte — Urca-Pão de Açúcar —, cobrindo uma distância de 800 metros e 395 de altura, aconteceu a 18 de janeiro de 1913. O bondinho comportava 23 passageiros e deslizava em dois cabos-trilhos. Houve outra festa e, desta vez, formou-se fila, pois eram muitos os que desejavam ver a cidade como se estivessem num avião.[...]

Por ano, segundo dados oficiais, aproximadamente 1 milhão de pessoas — em geral turistas — utilizam-se do bondinho, a fim de ver que o Rio de Janeiro é, realmente, uma Cidade Maravilhosa. (Do livro de José Louzeiro, Urca, Coleção Cantos do Rio, Editora Relume-Dumará)



Subindo.../Up we go...


Subindo.../Up...


Vista do Morro da Urca/View from Urca Hill


O Pão de Açúcar/The Sugarloaf


Segunda parte do percurso: do Morro da Urca ao Pão de Açúcar/Second leg of the trip: from Urca Hill to Sugarloaf


Pão de Açúcar e estação do bondinho/Sugarloaf with the cable-car station


Vista do alto do Pão de Açúcar/View from the Sugarloaf


Uma turista & vista de Copacabana/A tourist & view of Copacabana Beach


Vista do Pão de Açúcar: está vendo o Corcovado lá atrás?/View from Sugarloaf: can you see the Corcovado over there?


Vista do Pão de Açúcar/View from Sugarloaf


Quase a mesma vista fotografada por Marc Ferrez em 1885/Almost the same view photographed by Marc Ferrez in 1885

Noite/Night

Fotos do editor do blog

4 comentários:

Anônimo disse...

Ivo gostei de saber a origem do nome dado ao Pão de Açúcar. Neste momento são 3 da madrugada em Lisboa, e foi muito bom 'viajar um pouco'. (enviado por e-mail)

Unknown disse...

Dear Ivo,
Isso eh covardia!
Depois de Sta Teresa que sempre associo a Chico Buarque, vc me tras o Pao de Acucar, lindo! sinto o cheiro do ar bom!
Sentindo de verdade um calor de 25 graus, mas que por causa da umidade nos da uma sencacao termica de quase 40, voce me quebrou.
Ta lindo seu blog como sempre!
Beijinhos com carinho.
dolores

Toronto - Ca

Anônimo disse...

Ai que povinho mais trouxa e ignorante idolatra tanto assim uma
Montanha que mais parece-se que foi cagadapor um dinossauro e dão lhe o nome de Pão de Açucar
aonde se passa um carrinho por linha que dão o nome de bondinho uma lata velha
O rio de Janeiro é um ninho de Rato

casas rusticas disse...

Bonito sitio, increiblemente bello.