ENSEADA DE BOTAFOGO

ENSEADA DE BOTAFOGO
"Andar pelo Rio, seja com chuva ou sol abrasador, é sempre um prazer. Observar os recantos quase que escondidos é uma experiência indescritível, principalmente se tratando de uma grande cidade. Conheço várias do Brasil, mas nenhuma tem tanta beleza e tantos segredos a se revelarem a cada esquina com tanta história pra contar através da poesia das ruas!" (Charles Stone)

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA
São Paulo, até 1910 era uma província tocada a burros. Os barões do café tinham seus casarões e o resto era pouco mais que uma grande vila. Em pouco mais de 100 anos passou a ser a maior cidade da América Latina e uma das maiores do mundo. É pouco tempo. O século XX, para São Paulo, foi o mais veloz e o mais audaz.” (Jane Darckê Avelar)

13.10.06

IGREJA DE N. S. DA PENHA 2006

VEJA TAMBÉM NESTE BLOG A POSTAGEM IGREJA DE N.S. DA PENHA 2007


Nossa Senhora da Penha

A devoção à Santíssima Virgem sob o título de Nossa Senhora da Penha de França teve origem na Europa e data do século XV.

Segundo o Pe.Colunga, em seu livro "Nuestra Señora de Peña de Francia", um peregrino francês de nome Simão Vela, em 19 de maio de 1434, descobriu em Penha de França monte situado na serra do mesmo nome, na província de Salamanca a imagem de Nossa Senhora, tão importante para a cristandade.
(Este texto e os seguintes obtidos no site do Santuário da Penha.)



A igreja no alto da escadaria de 382 degraus
(e não 365, como se acredita)


Subindo...


Quase chegando (ufa, devia ter pego o elevador!)


Olha só o que você subiu!

No ano de 1817 ia subindo a pedra um piedoso casal quando a esposa, Sr.ª. Maria Barbosa, comentou com o marido que iria pedir a Nsª Srª da Penha para interceder por eles para que Deus lhes concedesse um filho, visto já estarem casados há alguns anos e não terem filhos.

A Sr.ª Maria Barbosa confiou, pediu e prometeu, que se tivesse um filho mandaria esculpir no duro granito do penhasco uma escadaria para facilitar o acesso dos devotos de Nsª Srª da Penha ao Santuário. No ano seguinte o casal era presenteado com um lindo filho e no ano de 1819 a escadaria estava pronta. São 382 degraus talhados na própria pedra, mais ainda do que o número dos dias do ano.




A vista lá de cima, impressionante


Ao fundo, a Baía da Guanabara


Cruzeiro de pedra


Conjunto habitacional encravado em plena favela


Fachada da igreja, de fundos para a escadaria

Tudo começou no início do século XVII, por volta do ano de 1635, quando o Capitão Baltazar de Abreu Cardoso ia subindo o Penhasco (grande pedra) para ver as suas plantações, uma vez que era proprietário de toda a área no entorno do atual Santuário, de repente foi atacado por uma enorme serpente. O Baltazar, que era devoto de Nossa Senhora, quando se viu só e incapaz de se defender, pediu socorro a Nossa Senhora gritando: "Minha Nossa Senhora, valei-me!". Nesse preciso momento surgiu um lagarto inimigo das serpentes, e travou-se uma luta mortífera entre os dois animais. Baltazar por sua vez, não perdeu tempo e fugiu.

Depois de se ter recuperado do susto, Baltazar reconheceu que o lagarto apareceu precisamente no momento em que ele pediu a proteção da Virgem Maria. Reconhecido, por tão importante gesto maternal, Baltazar construiu uma pequena capela onde colocou uma imagem de Nossa Senhora.

Mais tarde, no ano de 1870, foi demolida, esta capela, e construído no seu lugar um novo templo: uma igreja com uma torre e novos sinos. Por volta do ano de 1900 houve uma nova intervenção ampliando o templo sendo construídas duas torres nas quais, mais tarde, foi instalado um carrilhão com 25 sinos.




Portão: vamos entrar?


Interior da igreja


Teto


Lá embaixo, a favela


Paz: quando enfim chegará?


Bandinha no coreto


Fotos na sala dos milagres: quantas graças alcançadas!

Colocado à entrada da cidade, com o sorriso de Mãe aos que chegam, quer pela Av. Brasil ou Linha Vermelha, quer pela Ponte Rio- Niterói ou mesmo pelo Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Santuário de Nossa Senhora da Penha é, por excelência, o trono que Maria, Mãe de Deus, escolheu no Rio de Janeiro, para ser o centro de sua devoção entre nós.

Veja também neste blog a postagem Igreja de N.S. da Penha 2007 com fotos da Igreja num dia ensolarado.

13 comentários:

Anônimo disse...

Dear Ivo,
Nao acredito em coincidencias, hoje vi uma foto de N. Sra da Penha, mas nao sabia identifica-la.
Qdo abri seu blog e vi a imagem, mal pude acreditar.Sei q tudo tem algum significado, e o fato de encontra-la onde menos esperava c certeza tem algo a ver.Talvez seja necessario uma dificil subida para erguermos os olhos ao ceu, ou nos curvarmos como a favela ao seus pes pedindo paz ao pai por intercessao da mae. Essa linda imagem me emocionou porque Maria sempre me emociona!
Tudo muito lindo!

Bel disse...

é tom bom descubrir tantos lugares da cidade e saber tudo sob esses lugares.
parabens

Anônimo disse...

Ola Ivo,
Gostei muito da reportagem sobre a tua visita a Igreja da Penha, me deu vontade de ir até lá.
Abraço
Daniel

Anônimo disse...

Prezado Ivo,
Eu me encantei com o seu blog,hoje,sobre a "IGREJA DE N.S.DA PENHA"!
Que lindo,heim!?!?!
Parabens!
Siomara de Cássia Miranda

Jonas Prochownik disse...

Que maravilha de trabalho vocês fazem nesse blog ! Esse é realmente um espetáculo artístico impecável de um bom gosto esplendoroso ! Parabéns !

Jôka P. disse...

Vocês foram lá em cima !!!
Que disposição ! Valeu a pena, as fotos estão lindas, bacanérrimas !
Um post muito legal mesmo !
A Mi é uma heroína em acompanhar você nessas baladas assim meio de índio, né !
Ela vai contente, tenho certeza...
Parabéns ao casal !
Tudo de bom !
abç!
:D

Claris disse...

Olá, Ivo... vi q vc tem um banner do tranaparência Brasil aqui no Literatura&RJ e também quero colocar um no meu, o problema é que não sei como!!! Será q vc poderia copiar o código html q vc usou e colar nos meus comentários para q eu possa colocá-lo no meu blog?

Obrigada,
Beijão!

Anônimo disse...

Ivo, estou apaixonada pelo sei blog. É muito lindo!!!! feito com carinho muitas coisas eu desconhecia ex: nunca fui a Igreja da Penha. É com muito trabalho e amor que vc. faz isso. Acredita que levei 45m lendo seu blog? [...] Agradeço com muito carinho, vou repassar para meus amigos (enviado por e-mail)

Anônimo disse...

Adorei a sua iniciativa, Ivo.
Fotos lindas da nossa querida Igreja Nossa Senhora Penha, parabéns. (mensagem no tópico "Fotos da Igreja" da comunidade "Igreja N.Senhora da Penha - RJ" do Orkut)

Anônimo disse...

Alô, Ivo!
É bom ver incluído no "Blog" as imagens da Igreja de N.s. da Penha. Há anos não vou lá, mas guardo em minha memória os dias de festividade e principalmente da devoção do povo.
(enviado por e-mail)

Anônimo disse...

Para variar, que belo trabalho Ivo, fui muitas vezes ao Rio, mas adorei fazer este passeio no teu blog. (enviado por e-mail)

Anônimo disse...

ola Ivo adorei o q vc fez valeu

Maria Lúcia disse...

Caro Ivo,
O seu blog é muito interessante.
Hoje, procurando imagens sobre a igreja da Penha, vim ter aqui e informei o link para este local, no meu blog.
Costumo ir lá, mas não tinha fotos que retratassem tão bem o local. Parabéns!
http://vivanossasenhora.blogspot.com/