ENSEADA DE BOTAFOGO

ENSEADA DE BOTAFOGO
"Andar pelo Rio, seja com chuva ou sol abrasador, é sempre um prazer. Observar os recantos quase que escondidos é uma experiência indescritível, principalmente se tratando de uma grande cidade. Conheço várias do Brasil, mas nenhuma tem tanta beleza e tantos segredos a se revelarem a cada esquina com tanta história pra contar através da poesia das ruas!" (Charles Stone)

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA
São Paulo, até 1910 era uma província tocada a burros. Os barões do café tinham seus casarões e o resto era pouco mais que uma grande vila. Em pouco mais de 100 anos passou a ser a maior cidade da América Latina e uma das maiores do mundo. É pouco tempo. O século XX, para São Paulo, foi o mais veloz e o mais audaz.” (Jane Darckê Avelar)

2.7.08

SANTA TERESA: ARTE DE PORTAS ABERTAS

Ateliê de fotografia de Paulo Rubens

Ateliê de pintura/escultura de Delfina Renck Reis

Arte de Maria Lídia Magliani

O primeiro Arte de Portas Abertas, evento em que artistas plásticos de Santa Teresa abrem seus ateliês para o público, ocorreu em 1996. De início semestral, passou a ser anual, e agregou outras atrações além das visitas aos ateliês: artesanato, exposições, shows, gastronomia, grafite, arte efêmera. A 20ª Edição do Arte de Portas Abertas será nos dias 4-5 e 11-12 de setembro de 2010 de 10 às 18 horas e contará com 77 artistas divididos em 48 ateliês e 19 espaços culturais. As fotos aqui mostradas são do Arte de Portas Abertas de 2006.

Carlos Antunes: Arcos da Lapa

O bondinho de Santa Teresa

Papier Mâché de Rosália Côrtes

"O ato de abrir a porta, deixá-la aberta como desafio ao medo, conseqüência lógica de um estado de violência que teima em se implantar na cidade, fez com que esse ato coletivo transformasse o Arte de Portas Abertas, iniciado em 1996 pelo movimento VivaSanta, num dos eventos mais esperados do Rio de Janeiro. Certo é que ao entrar por esses portais, os visitantes encontram sempre um artista em seu local de trabalho fazendo com que esse transpor as entradas se torne peculiar. Ali onde concebe e produz, o artista divaga, reflete, gera o projeto a ser posto em prática, erra e, sobre o erro, cria e recria." (Texto extraído do catálogo do evento em 2006)

Artesanato: fantasminhas e cobrinhas

Ateliê de escultura de Thelma Innecco

Sentimento do Rio

Paulo Alcântara: máscaras

Projeto Muro Mural

Ateliê Solaris de Jemile Diban

Gerson Machado: Gato Preto

Fotos do editor do blog. Clique no label Santa Teresa abaixo para ver outras postagens neste blog sobre esse aprazível bairro carioca.

10 comentários:

Anônimo disse...

Oh, Ivo, que encantamento!

Feliz a idéia do texto do catálogo a comungar conosco essa vontade de mudança, de resistência da cidade, a reclamar o ninho de suas memórias, idéias, essa explosão de criação. Que teimosia linda nosso povo alimenta, hein?
Faz lembrar muito, e com saudades, da Dra. Nise da Silveira:"Não cedi, assim como os gatos não cedem. Morrem, mas não cedem, eles têm essa grandeza." Referia-se ao tratamento que implantara na Psiquiatria ... E viva o Morro de Sta Teresa, o da Conceição, o de Sta Martha! ! ! Que, a despeito das pragas da "city", tentam a contra-mão dos vícios e dos clichês...
Adorei, mais ainda, porque não pude ir, mas sei, agora, o qto. foi LINDO !
Beleza, também, as fotos, como sempre, Ivo, parabéns ! ! !

Bjcs, Léa

Taia disse...

Estou apaixonada por tudo que vi aqui. Nunca fui ao Portas abertas, nem visitei os ateliês, sinto que vou me perder por lá...
Mas depois do que vi me bateu uma vontade maior e de não abrir mão de ver e quem sabe comprar algo.
Belo.
beijo.

Anônimo disse...

IVO, tenho acompanhado e também me encanto com o que passa para nós.
Da última vez fiquei de queixo caído com a Pedra do Sal.
Você tem-me ensinado a ver ainda com mais beleza esse Rio que eu amo e que nem é meu, mineira que sou.
Obrigada pelas portas e janelas de beleza que você nos envia.
Dora Locatelli.

Anônimo disse...

A atitude positiva diante do medo é sempre a melhor maneira de combatê-lo.
Qdo abrimos portas e janelas, qdo baixamos a guarda criamos uma atitude de coragem e segurança diante do q nos oprime.
Bela iniciativa a de combater a violência com a arte.
Mesmo as pessoas sem auto estima curvam-se diante da sensível demonstração do belo, do simples ou singelo.
Thank you pelo lindo passeio!
(enviado por e-mail do Canadá)

Jonas Prochownik disse...

O Projeto de "Portas Abertas" é importantíssimo para divulgar os artistas que nem sempre têm espaço nos lugares convencionais.
As suas fotos sempre são maravilhosas.
Adoro vir aqui.

Anônimo disse...

Oi,Ivo!Bonita matéria sobre o ARTE DE PORTAS ABERTAS!!!
Parabéns!
Siomara

Anônimo disse...

Ivo, fiquei maravilhada com as fotos. Seu site é fora de serie. (enviado por e-mail)

Unknown disse...

Simplesmente lindo, maravilhoso esse blog. Sou carioca apesar dos contra amo tudo muito isso! "Portas abertas", um encanto!

VAP disse...

Eu como "carioca fajuta" dado que vim para Portugal com 3 anos, sou uma eterna apaixonada pelo RIO DE JANEIRO. Agora, ao rever essas fotos do pitoresco bairro de Santa Teresa, do seu bondinho, senti um arrepio de emoção e o cheiro intenso desse bairro magnífico. Vou adicionar vc no meus favoritos, para matar saudades do meu Rio de Janeiro! Obrigada Ivo!

Alexandre Core disse...

Eu fui a algumas edições...afinal, era só subir a escadaria no final do Bairro de Fátima e eu estava em Santa Teresa. É um evento impar na cidade. Aquela multidão subindo e descendo as ladeiras do bairro. Os ateliês, a conversa com os artistas, o entra-e-sai como se estivessemos na casa de um amigo. Tudo em Santa Teresa nos torna mais próximos, mais cariocas, mais cidadãos.