ENSEADA DE BOTAFOGO

ENSEADA DE BOTAFOGO
"Andar pelo Rio, seja com chuva ou sol abrasador, é sempre um prazer. Observar os recantos quase que escondidos é uma experiência indescritível, principalmente se tratando de uma grande cidade. Conheço várias do Brasil, mas nenhuma tem tanta beleza e tantos segredos a se revelarem a cada esquina com tanta história pra contar através da poesia das ruas!" (Charles Stone)

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA
São Paulo, até 1910 era uma província tocada a burros. Os barões do café tinham seus casarões e o resto era pouco mais que uma grande vila. Em pouco mais de 100 anos passou a ser a maior cidade da América Latina e uma das maiores do mundo. É pouco tempo. O século XX, para São Paulo, foi o mais veloz e o mais audaz.” (Jane Darckê Avelar)

29.6.06

RIO VISTO DO ALTO

Existem várias maneiras de ver o Rio de cima: você pode morar na encosta de um morro. Ou pode subir um morro: de trem (Corcovado), teleférico (Pão de Açúcar), bonde (Santa Teresa), subindo uma trilha a pé (o Parque da Catacumba, na Lagoa, é uma boa pedida), de carro (são tantas as opções de mirantes no Rio), subindo escadas (Igreja da Penha). Ou pode praticar vôo livre. Ou sobrevoar a cidade de helicóptero. Ou sonhar que está voando. Pode comprar o livro Rio das Alturas com fotos magníficas de Nilo Lima tiradas de helicóptero. Ou — se não quiser sair de casa — pode sobrevoar o Rio virtualmente no seu computador por meio do Google Earth, fazendo mil e uma piruetas, dando uma de Superman dos quadrinhos. Quer ver como é irado?


Você — que é o Superman, mas prometo não revelar sua identidade secreta — sobrevoa o estado do Rio de Janeiro a 360 quilômetros - a altura da Estação Espacial Internacional (o marcador amarelo indica a Baía da Guanabara, pequenininha).


Agora você desce à altura de um avião a jato (11 km). Dá para ver a Lagoa (marcador), com o Jóquei à sua esquerda, as praias de Ipanema, Copacabana, a enseada de Botafogo, o Aterro do Flamengo (marcador), até o Maracanã (marcador).


A quatro quilômetros de altitude em cima de Ipanema (o marcador indica o Arpoador).


Com seu olhar telescópico, consegue ver uns surfistas indo para o Arpoador.


Você dá um rasante por Copacabana (marcador: Praça do Lido)...


...sobrevoa o Leme e a Urca (marcadores)...


...o Aterro do Flamengo (marcador: Marina da Glória)...


...e chega ao Centro. Olha lá a Praça Tiradentes, a Catedral e o Teatro Municipal (marcadores)!


Que tal descer na Lapa?


Você prefere a Cinelândia... (marcadores: Teatro Municipal, Museu de Belas Artes e Biblioteca Nacional)...


...e vai tomar seu chope no Amarelinho que ninguém é de ferro (nem mesmo o Superman)!

Fotos aéreas por satélite obtidas no Google Earth. Texto e fotos terrestres do editor do blog.

12 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo trabalho, Ivo. O Google Earths e seu blog combinaram super bem. De onde foi tirada a foto da Lapa? Tem uns degraus ali, fiquei confusa. O que é? Só pode ser coisa nova.
Bjos
M

Anônimo disse...

Sobrou um s na terra. Me desculpe.

Jôka P. disse...

Muito legal, Ivo !
Superbacana !
Parabéns!
Abç,
Jôka P.
:)

Anônimo disse...

Gostei dos vários olhares sobre o rio de janeiro...

Anônimo disse...

Adoro os seus blogs, são criativos, fotografias lindas, bem focadas, o conjunto é nota dez. (enviado por e-mail)

Ivo Korytowski disse...

Marília, obrigado pelo comentário simpático. A foto na Lapa foi tirada daquela praça grandona que tem lá, reurbanizada mais ou menos uma década atrás, lembra? O que me fez tirar a foto, quando passava por lá, foi aquele lindo pé de pata-de-vaca florido. Como se não bastassem as praias e a arquitetura e tantas outras maravilhas, o Rio também é uma cidade belamente arborizada e florida.

Anônimo disse...

E se o Superman, aqui, não beber nada alcoólico, como fica? hehehehe
Abraço!

Anônimo disse...

Irado mesmo!

Jonas Prochownik disse...

Ivo, realmente o Google Earth e fantastico. Eu ja tinha instalado no meu Computador. Parabens pelos teus posts sempre belos e insrutivos. Um abraco do amigo Jonas.

Marina disse...

Oi, você comentou meu poema lá no Blog de 7 Cabeças (http://blogdesete.blogspot.com/), mas tô vendo que quem passou por aqui foi o Leandro... De qualquer forma, obrigada pelo comentário lá e volte sempre! Somos 7 respirando poesia... :)

Voltarei por aqui com mais calma!

Beijos,
Mary

Anônimo disse...

faço questão d dizer como achei esse blog: sentado no chão, numa posição confortável da qual nao queria sair, e alcançava o mouse mas nao bem o teclado, teclei duas teclas que nao vi na barra de endereços e cliquei em "pesquisar xx".
o MSN search achou uns endereços e eu entrei nesse. mas meu deus, isso é incrivel! como posso achar algo tão interessante de modo tão não-intencional?
parabéns, vou agora mesmo ver a exposição nessa gentil carioca!
abraço

jujuquinha disse...

eu amei mas o rio tem que melhorar mais por que tem mais violencia do que união....bjs juliana de são cristovão(pedregulho)!!!!!!!!