ENSEADA DE BOTAFOGO

ENSEADA DE BOTAFOGO
"Andar pelo Rio, seja com chuva ou sol abrasador, é sempre um prazer. Observar os recantos quase que escondidos é uma experiência indescritível, principalmente se tratando de uma grande cidade. Conheço várias do Brasil, mas nenhuma tem tanta beleza e tantos segredos a se revelarem a cada esquina com tanta história pra contar através da poesia das ruas!" (Charles Stone)

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA
São Paulo, até 1910 era uma província tocada a burros. Os barões do café tinham seus casarões e o resto era pouco mais que uma grande vila. Em pouco mais de 100 anos passou a ser a maior cidade da América Latina e uma das maiores do mundo. É pouco tempo. O século XX, para São Paulo, foi o mais veloz e o mais audaz.” (Jane Darckê Avelar)

12.12.05

DOMINGO CHUVOSO



Domingo chuvoso no Rio de Janeiro. Fazer o quê? Enfurnar-me em casa e assistir ao Faustão? Aderir à onda consumista pré-natalina nos shoppings? Aproveito uma trégua da chuva pra fazer o que gosto: dar uma de João do Rio e sair por aí. Curtir a alma encantadora das ruas pra ver que surpresas o "destino" me reserva. Desço a Atlântica rumo ao Posto Seis, pego a Francisco Otaviano (a rua que liga a praia de Copacabana à de Ipanema), desço a Vieira Souto, depois a Delfim Moreira, até o final do Leblon. Aí vem a surpresa do dia. Que em 54 anos de Rio, sempre descubro algo de novo. Desta vez, a novidade é o Parque do Penhasco Dois Irmãos: encosta no alto Leblon, há uns dez anos ameaçada de favelização, que a Prefeitura transformou em área de proteção ambiental. Vejam as fotos do passeio!


Santuário na rocha


Hotel Sheraton; ao fundo, favela do Vidigal


Praia do Leblon


Praia do Leblon


Grafite hip-hop


Cena urbana

Mais informações sobre o Parque do Penhasco Dois Irmãos, no Alto Leblon, podem ser obtidas no site da Riotur em http://www.rio.rj.gov.br/riotur/pt/atracao/?CodAtr=1431

6 comentários:

Anônimo disse...

Ivo!
Eu nunca tive tanta vontade de conhecer o Rio depois das suas fotos, as paisagens mostradas nas novelas não são tão intrigantes quanto os seus comentarios e narrativas que dão vida às imagens e mostram a realidade dessa cidade... Você até parece um turista em sua propria cidade, haha... Até mais.

P.S.: Muito obrigado pelas dicas, Já tem 34 páginas minha singela história!

Anônimo disse...

Essa danada dessa cidade até em dia chuvoso é bonita...
Beijão procê

Anônimo disse...

Mas, Ivo,
54? Não pode ser? Somou os seus com os do seu filho? 42 +12? 42 ainda parece muito, pensando bem.
Esse percurso que você fez - eu adorava fazer quando estava aí. Uma booa caminhada. Uma delícia. E, de algum modo, todas as vezes, é como se fosse a primeira vez.
Bjos,
Marilia

Anônimo disse...

Valeu pela dica.

Jôka P. disse...

IVO e MI,
adorei a visitas de vocês aqui na Galeria !!!
Tomara que apareçam mais vezes, será sempre um prazer encontrá-los !
Tudo de bom !
Abçs,
JÔKA P.
:D
PS:
Bacanas essas fotos, tudo quer põem nesse blog é super caprichado!

Charles Lewis Stone disse...

Ivo,
Andar pelo Rio, seja com chuva ou sol abrasador, é sempre um prazer. Observar os recantos quase que escondidos pela inobservãncia do morador desatento ou do turista apressado é uma experiência indescritível, principalmente se tratando de uma grande cidade. Conheço várias do Brasil, mas nenhuma tem tanta beleza e tantos segredos a ae revelarem a cada esquina com tanta história pra contar através da poesia das ruas. parabéns!