ENSEADA DE BOTAFOGO

ENSEADA DE BOTAFOGO
"Andar pelo Rio, seja com chuva ou sol abrasador, é sempre um prazer. Observar os recantos quase que escondidos é uma experiência indescritível, principalmente se tratando de uma grande cidade. Conheço várias do Brasil, mas nenhuma tem tanta beleza e tantos segredos a se revelarem a cada esquina com tanta história pra contar através da poesia das ruas!" (Charles Stone)

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA
São Paulo, até 1910 era uma província tocada a burros. Os barões do café tinham seus casarões e o resto era pouco mais que uma grande vila. Em pouco mais de 100 anos passou a ser a maior cidade da América Latina e uma das maiores do mundo. É pouco tempo. O século XX, para São Paulo, foi o mais veloz e o mais audaz.” (Jane Darckê Avelar)

11.3.19

SÃO PAULO: MINHA MUDANÇA & PRIMEIRAS FOTOS


Tendo morado desde minha vinda ao mundo, em 1951, ininterruptamente no Rio de Janeiro (com eventuais viagens a serviço ou lazer para outras paragens), questões familiares me levam agora a mudar, no dia 15 de março de 2019, para São Paulo. Vou morar numa casinha num bairro modesto, Jardim Artur Alvim, da Zona Leste (se você não sabe onde é a Zona Leste, o bairro mais famoso de lá, que você decerto conhece, é Tatuapé), que corresponderia a um subúrbio carioca, mas com transporte público bom e um pouco mais de segurança (quanto mais vou descobrir). Mas uma vez por mês virei ao Rio. O blog, portanto, passa a alternar postagens sobre a Cidade Maravilhosa e a Cidade da Garoa, o maior polo industrial "alemão" do mundo – com maior concentração de indústrias alemãs do que qualquer cidade da Alemanha (ver aqui). Após ter captado por década e meia (desde a criação do blog) a alma carioca, agora encaro o desafio de procurar, em meio ao mar de prédios & casas (porque em Sampa pra qualquer lado que você olhe – norte, sul, leste, oeste – vê prédios e mais prédios ou casas e mais casas), a poesia, a beleza, o colorido, o pitoresco, a cultura, os tipos humanos etc. (porque mazelas, sejam cariocas, sejam paulistanas, deixo para os outros abordarem, e o fazem muito bem) desta que é uma das maiores metrópoles do planeta. Para ver exclusivamente as postagens sobre Sampa, clique em São Paulo no menu superior ou no menu da barra vertical direita. E deixe suas impressões na seção de comentários.

As fotos foram tiradas: 1) Em 2017 quando lancei meu Passaporte para o Paraíso também em Sampa; 2) Em 2018 quando viajei várias vezes a Sampa a fim de acompanhar as obras de minha nova casa. Estão aqui numa ordem aleatória, não cronológica.


Madrugada na Liberdade

Liberdade cedinho (seis e meia)

O editor do blog num Starbucks de shopping

Moto e carro

Grafite

Morumbi

Vista da Estação Artur Alvim

Cores

Catedral Metropolitana Ortodoxa

Catedral Metropolitana Ortodoxa

Hospital Santa Catarina

Carros

Vista

Reflexos

Antiga mansão de 1905 do barão do café Joaquim Franco de Mello, uma das poucas remanescentes na Avenida Paulista

MASP

Parque Trianon: oásis paulistano

O legítimo Bauru do Ponto Chic

2 comentários:

WicCaesar disse...

Acompanhando as notícias da chuva fiquei apreensivo com essa mudança para a zona leste.

Jane Darckê disse...

Encantada!