ENSEADA DE BOTAFOGO

ENSEADA DE BOTAFOGO
"Andar pelo Rio, seja com chuva ou sol abrasador, é sempre um prazer. Observar os recantos quase que escondidos é uma experiência indescritível, principalmente se tratando de uma grande cidade. Conheço várias do Brasil, mas nenhuma tem tanta beleza e tantos segredos a se revelarem a cada esquina com tanta história pra contar através da poesia das ruas!" (Charles Stone)

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA
São Paulo, até 1910 era uma província tocada a burros. Os barões do café tinham seus casarões e o resto era pouco mais que uma grande vila. Em pouco mais de 100 anos passou a ser a maior cidade da América Latina e uma das maiores do mundo. É pouco tempo. O século XX, para São Paulo, foi o mais veloz e o mais audaz.” (Jane Darckê Avelar)

19.11.16

DESAFIO AOS LEITORES: RIO OU LISBOA?

Claro que Lisboa e Rio de Janeiro são cidades diferentes, uma é europeia, a outra é tropical, uma é uma pacata cidade de meio milhão de habitantes, a outra é uma megalópole com mais de 10 milhões (região metropolitana) e todos os problemas de uma metrópole latino-americana. Mas ao visitar os bairros mais antigos nas colinas da simpática capital lisboeta houve momentos em que senti certa familiaridade com bairros mais antigos nas colinas cariocas, Morro da Conceição, Outeiro da Glória, Santa Teresa, como descrevo no meu diário de viagem que você pode ler na íntegra clicando aqui (Lisboa está no finalzinho do diário).

Agora lanço um desafio aos queridos leitores, uma espécie de “brincadeira”. Aqui estão vinte fotos de Lisboa e vinte do Rio, embaralhadas. Você vai ter que dizer quais são as fotos de Lisboa e quais são as do Rio. Mande sua resposta para ivokory@gmail.com. O prazo para as respostas é 20 de janeiro, dia do nosso padroeiro. As pessoas que acertarem mais fotos concorrerão a quatro lindos prêmios: dois exemplares do livro de capa dura 450 maneiras de amar o Rio editado pela Prefeitura nas comemorações dos 450 anos da cidade e dois exemplares do meu livro Sopa no Mel. Portanto, mãos à obra. As respostas e lista de vencedores serão publicadas aqui no dia 21/1/17.

LISTA DE VENCEDORES:
Primeiro lugar: Luiz Marcello G. Ribeiro, que conseguiu a proeza de acertar todas as 40 fotos, mostrando seus excelentes conhecimentos tanto do Rio quanto de Lisboa. Quando, movido pela curiosidade, indaguei onde os havia adquirido, respondeu: "são bem mais de 30 anos de idas e vindas, estudando e curtindo ambas as cidades. Posso dizer q as conheço bem, e essa dinâmica de prospectar lugares me atrai bastante". PARABÉNS!!!

Segundo lugar, empatados, com 4 erros cada: Raul Félix de Sousa e Maria Lídia Boulain Elbling.

Terceiro lugar, empatados, com 6 erros cada: Mário Pires e Lucilia Silva.

As respostas podem ser consultadas clicando aqui. Mas antes de ir lá, veja quantas fotos você consegue acertar!

Foto 1

Foto 2

Foto 3

Foto 4

Foto 5

Foto 6

Foto 7

Foto 8

Foto 9

Foto 10

Foto 11

Foto 12

Foto 13

Foto 14

Foto 15

Foto 16

Foto 17

Foto 18

Foto 19

Foto 20

Foto 21

Foto 22

Foto 23

Foto 24

Foto 25

Foto 26

Foto 27

Foto 28

Foto 29

Foto 30

 Foto 31

Foto 32

Foto 33

Foto 34

Foto 35

Foto 36

Foto 37

Foto 38

Foto 39

Foto 40

3 comentários:

Roger de Sena disse...

Tô dentro!
Excelente ideia!
Mesmo sem conhecer Lisboa (presencialmente!) ainda (rsrs) arriscarei!
Abração.
Roger.

Francisco Gomes de Amorim disse...

Até eu que sou "quase" alfacinha estou a ver que vou errar metade. Boa questão. Muito boa

Ivo Korytowski disse...

Caros Roger e Francisco, para ganharem não precisam acertar tudo, basta que acertem mais do que os outros! Ou seja, os prêmios não são para quem acertar tudo, são para quem acertar mais.