ENSEADA DE BOTAFOGO

ENSEADA DE BOTAFOGO
"Andar pelo Rio, seja com chuva ou sol abrasador, é sempre um prazer. Observar os recantos quase que escondidos é uma experiência indescritível, principalmente se tratando de uma grande cidade. Conheço várias do Brasil, mas nenhuma tem tanta beleza e tantos segredos a se revelarem a cada esquina com tanta história pra contar através da poesia das ruas!" (Charles Stone)

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA
São Paulo, até 1910 era uma província tocada a burros. Os barões do café tinham seus casarões e o resto era pouco mais que uma grande vila. Em pouco mais de 100 anos passou a ser a maior cidade da América Latina e uma das maiores do mundo. É pouco tempo. O século XX, para São Paulo, foi o mais veloz e o mais audaz.” (Jane Darckê Avelar)

12.5.13

CONTRASTES ARQUITETÔNICOS NO RIO DE JANEIRO

Um aspecto que me fascina no Rio de Janeiro é sua paisagem arquitetônica tão diversificada, tão plena de contrastes, às vezes até caótica — o velho sobrado tendo ao fundo o prédio moderno, a igreja colonial espremida entre arranha-céus, essas coisas. "O Rio é uma cidade de diálogos arquitetônicos, em que o sobrado dialoga com essas towers (torres) mais recentes", comenta o professor de geografia João Baptista Ferreira de Mello, coordenador dos Roteiros Geográficos do Rio, em matéria no Globo-Rio.  Que diferença em relação às cidades do Velho Mundo com sua arquitetura mais ou menos padronizada — em Munique todos os prédios (com as raras exceções das igrejas históricas) têm a mesma altura, o mesmo número de pavimentos. Em minhas andanças pela cidade procuro captar o lado estético dessa aparente bagunça. É o que mostra essa exibição de slides.

3 comentários:

Papel de Roça disse...

Adorei a matéria Ivo. Gosto muito desta mistura. Acaba valorizando todos os estilos pq serve de "escada" ao outro.

Mais uma vez sensível e certeiro!
Sheila

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Lendo o que escreveu sobre o contrate arquitetônico do Rio lembrei do palacete, meio mourisco, lindo, onde era o Cine Palácio, ainda de pé, firme e forte, espero que para sempre (outro dia vi um trator retirando entulhos de lá). Depois, pensei que esse "contraste arquitetônico" nos influencia diretamente. A cada dia somos transformados e mudamos, junto com a Cidade, maravilhosa que é.