6.3.13

MUSEU DE ARTE DO RIO (MAR)

Para ver um álbum de fotos do museu numa nova janela clique aqui.

O recém-inaugurado Museu de Arte do Rio compõe-se de dois prédios interligados, com uma bela cobertura ondulada no alto: 1) um prédio moderno à esquerda, antiga estação rodoviária, por onde se entra no museu, sediando a Escola do Olhar, com um mirante no alto, e 2) o prédio da direita, antigo Edifício Príncipe Dom João, em estilo eclético, construído em 1912, cujos quatro pavimentos abrigam as exposições do museu.
Quem curte o Rio de Janeiro não pode perder a Rio de imagens, com fotos, gravuras, quadros, mapas, filmagens etc. da cidade em diferentes épocas, uma das quatro exposições (todas ótimas) que ocupam o museu. O texto abaixo é dos curadores dessa exposição.

Para informações de endereço, horário, preço e como chegar lá (incluindo um mapa da área), consulte o Guia do Rio, o seu guia carioca simples, prático e grátis, neste mesmo blog. Basta clicar na guia MUSEU DE ARTE DO RIO (MAR) lá em cima, no cabeçalho do blog.


"Ao contrário do que reza o senso comum, a natureza não é constituída por paisagens. Ela contém montanhas, vales, rios, baías e muito mais; mas o que transforma essas formas naturais em "paisagem" é o olhar de quem enxerga, recortando-as em enquadramentos e agrupando-as em composições. É certo que a "vista" está tanto em quem vê quanto naquilo que é visto. No caso da cidade do Rio de Janeiro, no entanto, é possível duvidar dessa evidência. A disposição ímpar de rochas, praias e matas que compõem esse cantinho do planeta parece tão planejada, tão perfeita, que conspira contra a própria noção de “acidente geográfico”. Quem enxerga pela primeira vez a Baía de Guanabara tem bons motivos para ficar deslumbrado. Não é à toa que, ao longo dos séculos, incontáveis viajantes deixaram registrado seu encantamento, propagando a fama mundial da cidade como uma das mais belas do mundo.

O Rio de Janeiro é mesmo uma obra de arte, mas não da natureza. Afinal, quem produz arte são artistas. [...]" 

(Carlos Martins & Rafael Cardoso, curadores da exposição Rio de imagens: Uma paisagem em construção, uma das quatro exposições que inauguraram o museu.)

Nenhum comentário: