ENSEADA DE BOTAFOGO

ENSEADA DE BOTAFOGO
"Andar pelo Rio, seja com chuva ou sol abrasador, é sempre um prazer. Observar os recantos quase que escondidos é uma experiência indescritível, principalmente se tratando de uma grande cidade. Conheço várias do Brasil, mas nenhuma tem tanta beleza e tantos segredos a se revelarem a cada esquina com tanta história pra contar através da poesia das ruas!" (Charles Stone)

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA
São Paulo, até 1910 era uma província tocada a burros. Os barões do café tinham seus casarões e o resto era pouco mais que uma grande vila. Em pouco mais de 100 anos passou a ser a maior cidade da América Latina e uma das maiores do mundo. É pouco tempo. O século XX, para São Paulo, foi o mais veloz e o mais audaz.” (Jane Darckê Avelar)

22.8.11

TRÊS GERAÇÕES ARQUITETÔNICAS


Três gerações arquitetônicas: chalé típico da virada do século XIX para o XX em primeiro plano, prédio de três andares que poderia ser dos anos 30 ou 40 no meio e prédio do final dos anos 60 atrás. Foto tirada da Rua João Ricardo, São Cristóvão. Sobre o prédio moderno escreve Helio Brasil em seu livro São Cristóvão: "Ao lado da Caixa D'Água, um edifício moderno de muitos andares domina o alto do morro. Do seu topo vê-se desdobrar São Cristóvão. Se não podemos destacar-lhe uma especial beleza, salientamos a tradição. Ali estiveram abrigados cursos superiores do Estado, a SURSAN e, hoje, repartições estaduais." Esta mistura arquitetônica é bem típica do Rio. A foto faz parte do álbum ARQUITETURA CARIOCA no PICASA que você está convidado a visitar.

Nenhum comentário: