ENSEADA DE BOTAFOGO

ENSEADA DE BOTAFOGO
"Andar pelo Rio, seja com chuva ou sol abrasador, é sempre um prazer. Observar os recantos quase que escondidos é uma experiência indescritível, principalmente se tratando de uma grande cidade. Conheço várias do Brasil, mas nenhuma tem tanta beleza e tantos segredos a se revelarem a cada esquina com tanta história pra contar através da poesia das ruas!" (Charles Stone)

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA
São Paulo, até 1910 era uma província tocada a burros. Os barões do café tinham seus casarões e o resto era pouco mais que uma grande vila. Em pouco mais de 100 anos passou a ser a maior cidade da América Latina e uma das maiores do mundo. É pouco tempo. O século XX, para São Paulo, foi o mais veloz e o mais audaz.” (Jane Darckê Avelar)

17.2.10

CARNAVAL NO RIO 2010

Segundo a atriz Dira Paes, a Norminha da novela Caminho das Índias, o Carnaval do Rio é um dos “espetáculos mais deslumbrantes do mundo”. Nosso Carnaval é democrático: tem diversão para todos os gostos e todos os bolsos, do Baile do Copacabana Palace, cujo ingresso custa entre R$1100 e R$3200, ao Carnaval de rua, onde até humildes catadores de latinhas caem no embalo. E tem mil e um blocos, as rodas de samba do Rio Folia na Lapa, o Terreirão do Samba, o baile da Cinelândia, o desfile do Cacique de Ramos na Avenida Rio Branco, as Escolas de Samba mirins e do Grupo de Acesso. O ponto alto (e aí irei mais longe que Dira Paes e direi que se trata do maior espetáculo da Terra), o desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial. Na TV já é divino-maravilhoso, mas ao vivo... Este ano (pela primeira vez) fui lá. As fotos dão apenas uma imagem pálida da suntuosidade. Vejam o paradoxo: esse espetáculo que é um luxo só tem sua base não em bairros chiques, bairros nobres, e sim em “comunidades” pobres. Suas raízes estão na cultura popular. Esse povo supostamente “ignorante” (ao olhar das elites) consegue produzir (claro que sob a batuta do carnavalesco) um espetáculo de dimensões hollywoodianas. E tudo com organização e segurança de primeiro mundo e pontualidade britânica (porque quem atrasa perde pontos). O recorte da coluna de Ancelmo Gois abaixo enviado pelo amigo Manoel Rodrigues prova que não estou exagerando. Além disso, diz o jornal O Dia de 23/2: "Carnaval trouxe 800 mil turistas à cidade e levou às ruas 3,5 milhões de foliões. Pesquisa feita para a Riotur aponta que mais de 90% dos turistas voltarão para a folia carioca." Após o recorte, as fotos das seis escolas que desfilaram no domingo.

1. União da Ilha - Dom Quixote de La Mancha, o cavaleiro dos sonhos impossíveis.
“A Ilha vem cantar / Mais um sonho impossível… Sonhar! / Quem é que não tem, / uma louca ilusão / E um Quixote no seu coração?” O carro alegórico da primeira foto mostra Dom Quixote.

100_0024

100_0027

2. Imperatriz Leopoldinense – Brasil de todos os Deuses. “O índio dançou em adoração / O branco rezou na cruz do cristão / O negro louvou os seus orixás / A luz de Deus é a chama da paz” Muito bonito o enredo mostrando a convivência de diferentes crenças religiosas no nosso país.

100_0033

100_0038

3. Unidos da Tijuca – É Segredo! “É segredo, não conto a ninguém / Sou Tijuca, vou além / O seu olhar vou iludir / A tentação é descobrir” A primeira foto mostra o Cavalo de Troia, a segunda, os Jardins Suspensos da Babilônia. Os truques de ilusionismo da comissão de frente empolgaram o público, que ao final do desfile bradava: “É campeão!”

100_0046

100_0047

4. Viradouro – México, o Paraíso das Cores, sob o Signo do Sol. “Arriba, Viradouro! / Uma tequila para comemorar / Um lenço vermelho, sombrero na mão / O México em cores vou cantar.” A segunda foto mostra o carro alegórico de Finados.

100_0057

100_0060

5. Salgueiro – Histórias Sem Fim. O refrão conquistou o público: “Uma história de amor / Sem ponto final / Academia do Samba é Salgueiro / No livro do meu Carnaval.” E o enredo, uma declaração de amor aos livros, conquistou este blogueiro: “Páginas descrevendo pensamentos / Clássicos, ideais e sentimentos / Romance e aventura / Quanta riqueza na nossa literatura.”

100_0065

100_0066

100_0067

6. Beija-Flor – Brilhante ao sol do novo mundo, Brasília do sonho à realidade, a capital da esperança. “Sou candango, calango e Beija-Flor! / Traçando o destino ainda criança / A luz da alvorada anuncia! / Brasília capital da esperança.” Desfile de puro luxo.

100_0077

100_0078

3 comentários:

Rafael Costa disse...

CRIANÇA É SEQUESTRADA E MORTA NO CARNAVAL DE RUA DO RJ E O GOVERNO ABAFA O CASO

A IMPRENSA E O GOVERNO DO RIO DE JANEIRO ESTÃO ABAFANDO O CASO PARA NÃO ESPANTAR OS TURISTAS.

http://bundanapresidencia.blogspot.com/

Ivo Korytowski disse...

Ninguém está abafando nada, eu havia lido sobre o crime nos jornais. Crimes sexuais esporádicos acontecem em qualquer lugar do mundo e não espantam os turistas.

Moira disse...

Ivo
Salgueirense desde minha ifância, quando os ensaios eram no morro mesmo!
Este ano eu torci para Unidos da Tijuca, consagrada campeã!!!!
Beijos