ENSEADA DE BOTAFOGO

ENSEADA DE BOTAFOGO
"Andar pelo Rio, seja com chuva ou sol abrasador, é sempre um prazer. Observar os recantos quase que escondidos é uma experiência indescritível, principalmente se tratando de uma grande cidade. Conheço várias do Brasil, mas nenhuma tem tanta beleza e tantos segredos a se revelarem a cada esquina com tanta história pra contar através da poesia das ruas!" (Charles Stone)

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA
São Paulo, até 1910 era uma província tocada a burros. Os barões do café tinham seus casarões e o resto era pouco mais que uma grande vila. Em pouco mais de 100 anos passou a ser a maior cidade da América Latina e uma das maiores do mundo. É pouco tempo. O século XX, para São Paulo, foi o mais veloz e o mais audaz.” (Jane Darckê Avelar)

28.8.09

SÍTIO ROBERTO BURLE MARX EM GUARATIBA


Roberto Burle Marx nasceu em 1909, numa vila situada na Avenida Paulista, em São Paulo, capital. Aos quatro anos de idade, mudou-se com a família para uma bela casa no Leme, próximo a Copacabana, no Rio de Janeiro. Aos 18 anos, foi para Europa acompanhado de toda a família. Lá, decidiu tornar-se pintor ao visitar uma exposição de Van Gogh e, após conhecer a coleção de plantas brasileiras do Jardim Botânico de Dahlen, em Berlim, resolveu que, ao voltar para 0 Brasil, criaria jardins com plantas brasileiras ao invés de jardins de inspiração europeia.




Em 1949, para abrigar sua imensa coleção de plantas, Roberto Burle Marx adquiriu o Sítio Santo Antônio da Bica, em Barra de Guaratiba, junto com seu irmão Guilherme Siegfried Marx. No local havia uma antiga casa de fazenda e uma pequena capela (século XVII - ver fotos), dedicada a Santo Antônio. Burle Marx restaurou ambos os prédios e levou para este local sua coleção de plantas, iniciada aos 6 anos de idade. Em 1973, mudou-se definitivamente para o Sítio, onde veio a falecer em 4 de junho de 1994.

Em 11 de março de 1985, doou o Sítio ao governo brasileiro, que o administra através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional / MinC. Com a doação, Burle Marx pretendia garantir seu desejo de manter a integridade da propriedade como um todo bem como criar uma escola dedicada ao paisagismo, botânica e artes em geral.


Igreja de Santo Antônio da Bica (séc. XVII): "de composição singela, com frontão triangular de modenatura simplificada e sineira lateral, encontra-se junto aos jardins criados pelo paisagista Roberto Burle Marx" (Guia da Arquitetura Colonial, Neoclássica e Romântica do Rio de Janeiro).




Ele também pretendeu deixar para as gerações futuras o inestimável jardim botânico que criou e suas coleções, adquiridas ao longo de sua vida, com objetos de arte e artesanato — "objetos de emoções poéticas".

Numa área estimada em 365.000 metros quadrados, Burle Marx conseguiu reunir uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e subtropicais do mundo. Ao lado dos jardins ao ar livre, esta magnífica coleção apresenta aos visitantes mais de 3.500 espécies de plantas cultivadas. A coleção botânica foi considerada patrimônio cultural brasileiro em 1985.


Casa de Burle Marx (antiga casa de fazenda)





“O Sítio Burle Marx é uma obra, eu direi, de criação continuada, de criação que começa e não se extingue, que avança pelo tempo até que seu autor se vai, sai de cena. Eu assisti ao nascer do sítio. A casa que hoje é uma joia de arquitetura era uma casa velha, de paredes rachadas e com um banheiro externo. Eu vi aquilo pouco a pouco se transmutando, quase como num passe de mágica, até chegar àquela varanda magnífica, àquelas salas com tetos pintados por ele próprio, aos lustres, à sonoridade da sala do piano...”

Luiz Emygdio de Mello Filho.



Ateliê



Cristo dos Afogados de Cícero Simplício do Nascimento



“Ir à casa de Burle Marx [...] é ingressar em um estuário de objetos carregados de emoção poética.” Lélia Coelho Frota.




INFORMAÇÕES IMPORTANTES

1. O Sítio não está aberto a passeios livres, sendo obrigatório o acompanhamento de guias do Sítio.

2. É necessário o agendamento prévio, feito de segunda a sexta-feira, entre 8 e 16 horas.

3. O Sítio abre de terça a sábado (exceto feriados).

4. Visitas em dois horários: 9:30h e 13:30h.

5. Duração da visita: 1h30m aproximadamente.

7. Entrada: R$ 5,00

Deve-se usar vestimenta própria para uma caminhada. No Centro de Recepção o visitante encontrará souvenires, água mineral e banheiros. Não há lanchonete no local.

Endereço:
Estrada Roberto Burle Marx, 2019 Barra de Guaratiba - Rio de Janeiro/RJ CEP 23020-240

Telefone: (0xx21) 2410-1412.



Fotos do editor do blog. Informações extraídas do folheto recebido em visita ao sítio em setembro de 2007. Para ver uma projeção de slides do sítio clique aqui.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ivo
Como sempre você destaca tesouros da cidade que esquecemos ou sequer conhecemos.
Grande abraço da sua fã
Mariza

Ju disse...

Ivo,
como está escrito no comentário anterior: "esquecemos ou sequer conhecemos"....mas, acrescento: como esquecemos.....
Esse passeio no Sítio do Burle Marx, é um ótimo exemplo.
Obrigada por nos trazer novamente a memória um lugar mágico como esse.Essa capelinha é de uma delicadeza ímpar.
Abs. Ju

Siomara de Cássia Miranda disse...

Prezado Ivo
Eu vi e revi o "OS JARDINS DE BURLE MARX" varias vezes!!!
Que coisa linda!!!!!!!!!!!!
Abs
Siomara de Cássia Miranda