ENSEADA DE BOTAFOGO

ENSEADA DE BOTAFOGO
"Andar pelo Rio, seja com chuva ou sol abrasador, é sempre um prazer. Observar os recantos quase que escondidos é uma experiência indescritível, principalmente se tratando de uma grande cidade. Conheço várias do Brasil, mas nenhuma tem tanta beleza e tantos segredos a se revelarem a cada esquina com tanta história pra contar através da poesia das ruas!" (Charles Stone)

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA
São Paulo, até 1910 era uma província tocada a burros. Os barões do café tinham seus casarões e o resto era pouco mais que uma grande vila. Em pouco mais de 100 anos passou a ser a maior cidade da América Latina e uma das maiores do mundo. É pouco tempo. O século XX, para São Paulo, foi o mais veloz e o mais audaz.” (Jane Darckê Avelar)

10.1.07

RIO VISTO DO ALTO II

Na postagem RIO VISTO DO ALTO deste blog, vimos que existem várias maneiras de ver a cidade de cima: subindo um morro de trem (Corcovado), teleférico (Pão de Açúcar), bonde (Santa Teresa), a pé (Parque da Catacumba), de carro... Subindo escadas (Igreja da Penha). Praticando vôo livre. Sobrevoando a cidade de helicóptero. No computador por meio do Google Earth.


Uma maneira moderna de contemplar a Cidade Maravilhosa: do alto de um shopping. No Botafogo Praia Shopping, inaugurado em 1999 no antigo prédio da Sears, a primeira loja de departamentos do Rio, temos uma vista deslumbrante da Enseada de Botafogo e Pão de Açúcar, do terraço da Praça de Alimentação.


Enseada de Botafogo e Pão de Açúcar vistos do terraço do Botafogo Praia Shopping


Enseada de Botafogo

Do terraço e estacionamento do recém-inaugurado e pós-moderno Shopping Leblon, uma visão privilegiada da Lagoa, Corcovado, Jardim de Alá, Ipanema e Leblon. Diz a Veja Rio de 6 de dezembro passado: "O Shopping Leblon [tem] 190 lojas em quatro andares e um prédio de oito andares para escritórios. Construído sobre uma rocha, traz para o Rio lojas como Armani, ExchExchange, Ferragamo, Miéle, e restaurantes como Payard e Ráscal. Na Cruzada São Sebastião, conjunto habitacional [idealizado por Dom Hélder Câmara e para onde foram transferidos moradores de favelas erradicadas em meados da década de 1950] ao lado do shopping, foi investido 1,1 milhão de reais em obras de recuperação de fachadas e em cursos profissionalizantes para seus moradores."



Estacionamento do Shopping Leblon e Corcovado



Corcovado e Lagoa Rodrigo de Freitas



Lagoa com árvore de Natal; em primeiro plano, a Cruzada


Cruzada São Sebastião (primeiro plano) e Ipanema



Jardim de Alá (separando Ipanema do Leblon)



Jardim de Alá e Ipanema


Jardim de Alá e praias de Ipanema (esquerda) e Leblon (direita)

Fotos de Ivo & Mi.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Ivo,
Parabéns pelo seu impecável blog sobre a cidade do Rio de Janeiro! Muito bem feito tanto pela forma quanto pelo conteúdo.
Carioca que sou e morando em outro estado, não consegui conter a emoção ante as imagens e texto maravilhosos. (enviado por e-mail)

Anônimo disse...

Prezado Ivo
As fotos e textos são apaixonantes!!!M A R A V I L H O S O!!!
Abraços
Siomara

Anônimo disse...

EU ACHEI QUE FOSSE A PESSOA MAIS APAIXONADA PELO RIO, E AE DESCOBRI SEU BLOG E ESTOU MUUUUUUUUITO ENCABTADO MESMO! COM CERTEZA A SUA FRASE "O blog de quem ama o Rio de Janeiro, seus encantos, história, literatura e artes em geral. Depois de visitar o blog, você nunca mais verá o Rio com os mesmos olhos." COM CERTEZA TEM MUITO SENTIDO!!! SUA POESIA QUE ACOMPANHA AS FOTOS. EMOCIONAM DE VERDADE!!!
OBRIGADO POR EXISTIR RAPAZ!!!!
O RIO PRECISA CADA VEZ MAIS DE SERES HUMANOS COMO VOCÊ, APAIXONADOS POR ELE!!!!