ENSEADA DE BOTAFOGO

ENSEADA DE BOTAFOGO
"Andar pelo Rio, seja com chuva ou sol abrasador, é sempre um prazer. Observar os recantos quase que escondidos é uma experiência indescritível, principalmente se tratando de uma grande cidade. Conheço várias do Brasil, mas nenhuma tem tanta beleza e tantos segredos a se revelarem a cada esquina com tanta história pra contar através da poesia das ruas!" (Charles Stone)

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA
São Paulo, até 1910 era uma província tocada a burros. Os barões do café tinham seus casarões e o resto era pouco mais que uma grande vila. Em pouco mais de 100 anos passou a ser a maior cidade da América Latina e uma das maiores do mundo. É pouco tempo. O século XX, para São Paulo, foi o mais veloz e o mais audaz.” (Jane Darckê Avelar)

30.8.17

ATRAVESSANDO A BAÍA: PRAIA DE ITAIPU, NITERÓI




Há quem diga que o que Niterói tem de melhor é a vista para o Rio. Claro que esta é uma piada de mau gosto. Niterói tem muito mais – Fortaleza de Santa Cruz, MAC, Parque da Cidade, Praias Oceânicas (e um IDH superior ao carioca!) – mas tem também a vista privilegiada para o Rio de Janeiro. Da Praia de Itaipu você tem uma visão panorâmica da silhueta das montanhas cariocas e pode ver o sol se pôr sobre a Cidade Maravilhosa. Em Itaipu você vê as ruínas do antigo Recolhimento de Santa Teresa, fundado em 1764 para receber “viúvas, órfãs, prostitutas arrependidas, moças e esposas desprovidas circunstancialmente da  proteção masculina e mulheres que desejavam seguir a vida religiosa sem, no entanto, fazer votos perpétuos, e, também, aquelas que haviam cometido adultério e filhas insubmissas que, como punição e castigo de culpas, eram afastadas da sociedade para viver em clausura e devoção religiosa de forma a purificar-se e readquirir a honra”, conforme informa o folheto oferecido na entrada. A praia, pequena, medindo uns 700 metros, é limitada pelo canal da Lagoa de Itaipu numa extremidade e pelo rochedo que a separa da Praia de Itacoatiara na outra.

O Recolhimento é citado na pág. 96 do Tomo IV das Memórias Históricas do Rio de Janeiro de José de Souza Azevedo Pizarro e Araújo, de 1820: "Unido á Matriz existe um Recolhimento para mulheres, a quem agrada o retiro do Seculo [vida secular], ou algumas circunstâncias obrigam à habita-lo por castigo de culpas." 

Praia “selvagem”, pouco urbanizada, sem rua nem calçada. As poucas casas, concentradas na extremidade sul, na maioria bares e restaurantes, dão direto na praia, mesas e cadeiras espalhadas na areia. Barcos de pesca coloridos estacionados na areia dão um toque pitoresco. No mar relativamente calmo daria até para nadar não fosse a imprudência de jet skis. Um ambiente aprazível onde o niteroiense ou mesmo o visitante do Rio pode passar momentos de descontração, sobretudo nos dias agradáveis fora do verão quando faz sol sem calor intenso – e no verão a praia deve ficar insuportavelmente lotada. Aos sem-carro como eu: para ir ou voltar, peguem a linha 38, que liga o terminal próximo às barcas a Itaipu, passando também por Itacoatiara. Não façam a besteira que fiz de voltar pela linha intermunicipal que dá uma volta terrível, passando por Tribobó.

Capela do antigo Recolhimento de Santa Teresa, atual Museu de Arqueologia de Itaipu, aberto de terça a sexta de 10 às 17 e aos sábados, domingos e feriados, de 9 às 17h

Ruínas do antigo Recolhimento de Santa Teresa

Recolhimento de Santa Teresa: janela com moldura de cantaria

O antigo recolhimento foi construído em alvenaria de pedra, com molduras de cantaria e argamassa composta por areia, conchas trituradas e óleo de baleia.



Mar relativamente calmo

Bares rústicos: o da direita não aceita cartões, o da esquerda, sim.

Barcos de pesca...

... coloridos: toque pitoresco

Bares e restaurantes dão direto na praia, mesas e cadeiras espalhadas na areia: ambiente descontraído.

Saxofonista do bar do Jorginho (são ótimos os pastéis de camarões lá)

Pôr do sol

Pôr do sol & crianças

Visão panorâmica da silhueta das montanhas cariocas. Fotos do editor do blog e sua esposa. Clique no label Niterói abaixo para ver outras postagens sobre essa cidade vizinha do Rio.

VÍDEO DE CAU BARATA SOBRE O MUSEU DE ARQUEOLOGIA:


Nenhum comentário: