ENSEADA DE BOTAFOGO

ENSEADA DE BOTAFOGO
"Andar pelo Rio, seja com chuva ou sol abrasador, é sempre um prazer. Observar os recantos quase que escondidos é uma experiência indescritível, principalmente se tratando de uma grande cidade. Conheço várias do Brasil, mas nenhuma tem tanta beleza e tantos segredos a se revelarem a cada esquina com tanta história pra contar através da poesia das ruas!" (Charles Stone)

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA
São Paulo, até 1910 era uma província tocada a burros. Os barões do café tinham seus casarões e o resto era pouco mais que uma grande vila. Em pouco mais de 100 anos passou a ser a maior cidade da América Latina e uma das maiores do mundo. É pouco tempo. O século XX, para São Paulo, foi o mais veloz e o mais audaz.” (Jane Darckê Avelar)

26.7.13

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE 2013


Sob um frio bem atípico do Rio de Janeiro (“Sempre ouvir dizer que os cariocas não gostam do frio e da chuva, mas vocês estão mostrando que a fé de vocês é mais forte que o frio e a chuva. Parabéns! Vocês são verdadeiros guerreiros”, diria o Santo Padre”), as notícias não eram nada animadoras: “Rio passa vergonha” (capa do Extra), “Peregrinos pagam seus pecados nos transportes”. Algumas horas antes da chegada do Papa em Copacabana, fui conferir o "caos" anunciado pela imprensa. Em vez dele, encontrei bandos de jovens do mundo inteiro, numa algazarra contagiante, posando para fotografias (peguei até carona nas poses como vocês veem aqui), dirigindo-se ao grande palco onde assistiriam não a um show de rock, mas à mensagem de que a fé é revolucionária do líder de uma religião bimilenar. 

A fé é revolucionária mesmo? Sei lá, em nome da fé muita barbaridade já se fez (e ainda se faz em algumas partes do mundo). Mas em nome do socialismo, a grande religião materialista que prometeu redimir a humanidade nos tempos modernos, também se perpetraram as piores atrocidades. De uma coisa sei: seria tão bom se, em vez de passarmos a vida resmungando e reclamando e falando mal e contando dinheiro e fazendo fofoca, preservássemos a jovialidade, que vemos entre os participantes da Jornada, a vida inteira!

A seguir algumas das fotos tiradas na Praia de Copacabana nas tardes da quinta (primeiras nove fotos sob tempo encoberto) e sexta-feira (fotos 10 a 20, Santa Clara tendo atendido às preces por um tempo melhor) e na manhã de domingo (última foto):






















Fotos do editor do blog. Mais fotos da Jornada no Picasa.

5 comentários:

Simone disse...

Foi muito bom andar pelas ruas e sentir a vibração positiva da juventude. Sem ambulantes vendendo bebidas. Sem o medo da violência. Ouvindo louvores e vendo demonstrações de amizade e solidariedade. Ouvir espanhois, mexicanos, chilenos e argentinos cantando: "Jo soy brasileño, com muy orgulho e muy amor." eÉ com certeza um exemplo dessa união e solidáriedade. O carioca fala todos os idiomas, dá informações aos turistas e sente orgulho de morar na cidade mais linda do mundo. Eu me sinto assim. Os "reclamões" de plantão vão sempre exisitir, são os que só conseguem ver o que tem de negativo, porque só veem o reflexo do que possuem dentro de si. Ainda não sabem que dentro de cada um de nós está a chave para a nossa felicidade. Cultuar a pobreza, sem acreditar na abundancia é mais seguro. A liberdade pode ser mesmo assustadora. Adorei as fotos! parabéns pela postagem.

Celina disse...

Sempre uma delícia visitar seu blog...as vezes esqueço mas qdo visito me encanto pelo tom tão delicado e verdadeiro das suas colocações.
E as fotos são uma maravilha.
Parabéns... (enviado por e-mail)

Ricardo disse...

Bela crônica! (enviado por e-mail)

ROGEL DE SOUZA SAMUEL disse...

excelente, muito bom post sobre este Rio de Janeiro

Dolores disse...

Emocionante! Que bom sentir esta energia através das imagens orladas por este cartão postal que é o Rio. Obrigada por me proporcionar esta bela caminhada em sua companhia!Bjs