5.1.13

TELEFÉRICO DO COMPLEXO DO ALEMÃO


A novela Salve Jorge colocou o Complexo do Alemão em evidência, e o teleférico tem tudo para se tornar outra grande atração turística carioca. A vista no percurso e nos pontos de parada é inacreditável: o conjunto de morros, o mar de casas & barracos nos vales e encostas acima, tudo isso emoldurado pelo resto do Rio e além: você vê o Pão de Açúcar, Corcovado e Serra do Mar (ao longe), o Pico da Tijuca e a Igreja da Penha (não tão longe assim), a baía — quem tiver binóculo em casa traga. Como ir? É simples. Você pega o metrô ou ônibus até a Central, lá pega o trem do ramal Saracuruna (o antigo trem da Leopoldina) na Plataforma 12 até Bonsucesso (é perto; o percurso: São Cristóvão, Triagem, Manguinhos, Bonsucesso). O trem (meio velhinho) sai mais ou menos de 15 em 15 minutos, no site da Supervia você encontra informações precisas. Da própria estação Bonsucesso parte o teleférico. Tudo muito organizado, muito primeiro mundo. 


A antiga terra de ninguém, reduto de traficantes, hoje está pacificada, policiada, livre da ditadura do tráfico. Vá num dia de sol. O teleférico possui cinco estações: Adeus (1), Baiana (2), o famoso Alemão (3), Itararé (4), Palmeiras (5). Uma boa ideia é ir direto até a última, lá saltar e contemplar a vista, e na volta parar em uma ou outra estação (ou em todas) à vontade do freguês. O vídeo inicial mostra a volta da estação Palmeiras até Bonsucesso. O teleférico funciona de segunda a sexta-feira das 6h às 21h, sábados, domingos e feriados das 8h às 20h. Portanto vá cedo. Quando venta ou chove forte a operação é interrompida, por isso vá em dia de sol. Bom passeio!

Para mais informações, consulte o GUIA DO RIO, seu guia carioca simples, prático e grátis, neste mesmo blog. Basta clicar na guia TELEFÉRICO DO ALEMÃO, lá em cima, no cabeçalho do blog.


Teleférico partindo da Estação Bonsucesso

Estação Adeus

Adeus! Adeus! Adeus! Palavra que faz chorar!

Chegando na Estação Baiana

Painel na Estação Baiana

Vista da Estação Baiana

O famoso "Alemão"

O famoso "Alemão" II

Alemão, lugar de gente feliz!

Estação Alemão: à direita, cenas da comunidade; à esquerda, Igreja da Penha e o "alemão", na verdade um polonês dono original das terras onde depois se formou a comunidade.

Estação Itararé vista do Alemão

Estação Itararé

Entre Palmeiras e Itararé

Chegando na Estação Palmeiras

Arte na Estação Palmeiras

Avenida Martin Luther King vista da Estação Palmeiras. Fotos e vídeo do editor do blog.

Nenhum comentário: