ENSEADA DE BOTAFOGO

ENSEADA DE BOTAFOGO
"Andar pelo Rio, seja com chuva ou sol abrasador, é sempre um prazer. Observar os recantos quase que escondidos é uma experiência indescritível, principalmente se tratando de uma grande cidade. Conheço várias do Brasil, mas nenhuma tem tanta beleza e tantos segredos a se revelarem a cada esquina com tanta história pra contar através da poesia das ruas!" (Charles Stone)

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA
São Paulo, até 1910 era uma província tocada a burros. Os barões do café tinham seus casarões e o resto era pouco mais que uma grande vila. Em pouco mais de 100 anos passou a ser a maior cidade da América Latina e uma das maiores do mundo. É pouco tempo. O século XX, para São Paulo, foi o mais veloz e o mais audaz.” (Jane Darckê Avelar)

5.1.13

TELEFÉRICO DO COMPLEXO DO ALEMÃO


A novela Salve Jorge colocou o Complexo do Alemão em evidência, e o teleférico tem tudo para se tornar outra grande atração turística carioca. A vista no percurso e nos pontos de parada é inacreditável: o conjunto de morros, o mar de casas & barracos nos vales e encostas acima, tudo isso emoldurado pelo resto do Rio e além: você vê o Pão de Açúcar, Corcovado e Serra do Mar (ao longe), o Pico da Tijuca e a Igreja da Penha (não tão longe assim), a baía — quem tiver binóculo em casa traga. Como ir? É simples. Você pega o metrô ou ônibus até a Central, lá pega o trem do ramal Saracuruna (o antigo trem da Leopoldina) na Plataforma 12 até Bonsucesso (é perto; o percurso: São Cristóvão, Triagem, Manguinhos, Bonsucesso). O trem (meio velhinho) sai mais ou menos de 15 em 15 minutos, no site da Supervia você encontra informações precisas. Da própria estação Bonsucesso parte o teleférico. Tudo muito organizado, muito primeiro mundo. 


A antiga terra de ninguém, reduto de traficantes, hoje está pacificada, policiada, livre da ditadura do tráfico. Vá num dia de sol. O teleférico possui cinco estações: Adeus (1), Baiana (2), o famoso Alemão (3), Itararé (4), Palmeiras (5). Uma boa ideia é ir direto até a última, lá saltar e contemplar a vista, e na volta parar em uma ou outra estação (ou em todas) à vontade do freguês. O vídeo inicial mostra a volta da estação Palmeiras até Bonsucesso. O teleférico funciona de segunda a sexta-feira das 6h às 21h, sábados, domingos e feriados das 8h às 20h. Portanto vá cedo. Quando venta ou chove forte a operação é interrompida, por isso vá em dia de sol. Bom passeio!

NOTA: DESDE OUTUBRO DE 2016, O TELEFÉRICO ESTÁ PARALISADO, SEM PREVISÃO DE RETORNO.


Teleférico partindo da Estação Bonsucesso

Estação Adeus

Adeus! Adeus! Adeus! Palavra que faz chorar!

Chegando na Estação Baiana

Painel na Estação Baiana

Vista da Estação Baiana

O famoso "Alemão"

O famoso "Alemão" II

Alemão, lugar de gente feliz!

Estação Alemão: à direita, cenas da comunidade; à esquerda, Igreja da Penha e o "alemão", na verdade um polonês dono original das terras onde depois se formou a comunidade.

Estação Itararé vista do Alemão

Estação Itararé

Entre Palmeiras e Itararé

Chegando na Estação Palmeiras

Arte na Estação Palmeiras

Avenida Martin Luther King vista da Estação Palmeiras. Fotos e vídeo do editor do blog.

Nenhum comentário: