15.5.11

ARTES NA ESTRADA DO PONTAL & MUSEU DO PONTAL

Antiquário na Estrada do Pontal, 2160

Anúncio de aulas de pintura ao lado do antiquário

Ateliê na Estrada do Pontal, 2642

Mauro Hardman - Estrada do Pontal, 2411

Ateliê na Estrada do Pontal, 2447

Ateliê (detalhe da entrada)

Entrada do Museu Casa do Pontal, o mais significativo museu de arte popular do país. Estrada do Pontal, 3295 (Recreio dos Bandeirantes). Aberto de terça a domingo das 9h30 às 17h.


“O Brasil é o país que me acolheu, terra de gente que amei, de pessoas que admiro, terra onde plantei.”
Jacques Van de Beuque

A Casa do Pontal é considerada o mais significativo museu de arte popular do país. Seu acervo é composto por esculturas e modelagens feitas contemporaneamente por artistas populares de todas as regiões brasileiras. A coleção, o edifício, os jardins e a montagem da mostra foram projetados e executados pelo designer francês Jacques Van de Beuque, também responsável pela coleta das peças, no que investiu 50 anos de pesquisas e viagens. A exposição permanente é organizada por temas, percorrendo as atividades cotidianas, festivas, imaginárias e religiosas. Tombado em 1989 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural do Rio de Janeiro, o museu recebeu, em 1996, o prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que o reconheceu como "melhor iniciativa no país em prol da preservação histórica e artística de bens móveis e imóveis". Para ver um mapa do Google Maps da Estrada do Pontal e arredores clique aqui. Para mais informações visite o site do museu.

Museu Casa do Pontal

São Jorge - Manuel M.J.S. - Pernambuco

Vista da janela do segundo andar do museu. Observe a paisagem campestre na região, tão diferente do ambiente urbano predominante no Rio, e o reflexo das figuras de barro no vidro.

Figuras de barro

Xangô

“Como é que um homem, de outra cultura, um dia desembarca aqui, percorre o país, quase ponto por ponto, descobrindo, encontrando, recolhendo, organizando e, depois, instala ali aquelas figuras que são da criatividade popular, tudo com uma expressão tão sólida, tão forte. É tudo realmente um assombro! O que se reuniu na Casa do Pontal é inimaginável! Esse homem que fez essa coleção não era com certeza um turista, era um viajante, aquele que viaja para querer saber, para querer ver. Ele foi capaz de num ato de amor recolher e manter tudo aquilo exposto..." José Saramago

Escola de samba (detalhe) de Adalton Lopes, de Niterói

5 comentários:

souldorio disse...

Um passeio que vale a pena, apesar de distante! No museu, e por todo o caminho, vê-se belos motivos e paisagens para grandes fotos! Bela postagem!
Abraço.
Roger.

Ivo Korytowski disse...

Bota distante nisso. Se alguém quiser visitar o Museu do Pontal usando transporte público como nós fizemos, aqui está a dica. Não existe linha de ônibus que vá diretamente da Zona Sul até a porta do museu. Uma solução é pegar o ônibus 382 (linha Carioca-Piabas — percurso: Centro, Aterro, Copacabana (Rua Barata Ribeiro), praias de Ipanema e Leblon, Avenida Niemeyer, São Conrado, Barra da Tijuca, Vargem Pequena, Vargem Grande e enfim Recreio dos Bandeirantes — um périplo de quase duas horas!), saltar no ponto final e andar mais um quilômetro e meio pela Estrada do Pontal até o museu, contemplando a paisagem campestre, com seus sítios, antiquário e ateliês, tão diferente da paisagem urbana predominante no Rio. Quando terminar de ver o museu, se não quiser encarar outra vez o quilômetro e meio, você pode pegar uma Kombi até o Terreirão e lá pegar o ônibus 360, Carioca-Recreio dos Bandeirantes.

Rafael Soares disse...

Nossa, que deslocamento difícil para se chegar a este lugar! rs

Bijou Box Ipanema - Farme disse...

Não sei porque meu nome não saiu. Ass Sabrina Whitehurst Moura Costa.

Bijou Box Ipanema - Farme disse...

Garanto a vocês que todo esforço será recompensado plenamente ao adentrarem neste Museu magnífico e Único! Sou apaixonada por Arte Popular Brasileira e ele, o Museu do Pontal, é o único no Rio! Vale cada gotinha de suor. A experiência adquirida lá é única e inesquecível. Confiram sem medo!