ENSEADA DE BOTAFOGO

ENSEADA DE BOTAFOGO
"Andar pelo Rio, seja com chuva ou sol abrasador, é sempre um prazer. Observar os recantos quase que escondidos é uma experiência indescritível, principalmente se tratando de uma grande cidade. Conheço várias do Brasil, mas nenhuma tem tanta beleza e tantos segredos a se revelarem a cada esquina com tanta história pra contar através da poesia das ruas!" (Charles Stone)

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA
São Paulo, até 1910 era uma província tocada a burros. Os barões do café tinham seus casarões e o resto era pouco mais que uma grande vila. Em pouco mais de 100 anos passou a ser a maior cidade da América Latina e uma das maiores do mundo. É pouco tempo. O século XX, para São Paulo, foi o mais veloz e o mais audaz.” (Jane Darckê Avelar)

19.2.09

CARNAVAL DE RUA

Fotos do Carnaval de 2008


Neste Carnaval de 2009 mais de 700 mil turistas visitam o Rio. Se os americanos conseguiram enviar uma nave tripulada à Lua, nós conseguimos organizar o maior espetáculo da Terra (o desfile das Escolas de Samba). Ano retrasado, escrevi neste blog: “Ano que vem, se Deus quiser, estarei lá”. Estive nos ensaios técnicos, já é alguma coisa. Mas nem só de Sapucaí vive o Carnaval do Rio. Os blocos de rua a cada ano atraem mais gente. O Carnaval carioca é cem por cento democrático, sem "cordinhas" de isolamento, sem abadás — diversão garantida a baixo custo (o custo das cervas vendidas por ambulantes). "Ninguém precisa ficar de fora, tem bloco para todos os gostos. Dos antigos Cordão da Bola Preta, Banda de Ipanema e Simpatia é Quase Amor — que arrastam milhares de pessoas em seus desfiles — aos estreantes como o alegre Filhos de Bambi, que se concentra na Rua Bambina." (O Dia)

As dezesseis primeiras fotos da postagem foram tiradas durante o desfile dos blocos de embalo (Bafo da Onça, Turma do Serrote, Cacique de Ramos etc.), domingo à noite, na Avenida Rio Branco. A antepenúltima e penúltima fotos, no desfile do Clube do Samba, terça-feira, na Avenida Atlântica, e a última, na velha e boêmia Lapa. As fotos são do Carnaval de 2008, quando esta postagem foi originalmente ao ar.

















Fotos de Ivo & Mi. Para ver outras postagens sobre o Carnaval carioca, clique no marcador abaixo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Ivo!Eu achei muito legal a matéria sobre o Carnaval de Rua!
Sucesso sempre!
Siomara de Cássia Miranda

Anônimo disse...

Caraca, Ivo!
Agora tu arrasou! No texto e nas fotos. Se tu estava atrás da alma carioca pras tuas fotos, agora achou! Este é o carnaval carioca!
Mas o texto me fez ver que, bairrismos à parte, não tem mesmo carnaval como o do Rio. Apesar da GLOBO insistir em querer firmar o de Sampa, não dá nem pra comparar. Nem com cópia de sambódromo ou de alegorias, rainhas de bateria etc. Definitivamente, o blog agora é minha página inicial! Xô, Globo.com! E tem mais - essa é pra eles, da Globo.com - TRICOLOR é o FLUMINENSE! o resto é time de três cores! E tome Chico: "Satisfeito, a alegria batendo no peito/O radinho contando direito/A vitória do meu tricolor".
Parabéns, Ivo!
"Enquanto isso em Sampa..."
rsrsrsrsrsrsrsrs
Abração.
Roger.

Anônimo disse...

Mais uma vez, parabéns!

Adorei o olhar carioca das suas lentes a nos mostrar que o "Rio continua sendo..."

Enquanto isso... a vizinha Niterói, já não pode dizer o mesmo. A cidade, que já teve fama pelo bom carnaval, hoje, é uma ótima opção para os não adeptos. Que pena! É preciso ter o mapa do tesouro para encontrar os locais da folia. (enviado por e-mail)

Anônimo disse...

Maneiras as postagens.

Quanto ao "mérito" do tema, É ISSO AÍ MESMO !

Tenho toda fé em que a grandeza do Rio de per se seja suficiente até mesmo para passar incólume pelas reiteradas tentativas de sua destruição, praticada pelos governantes ! (escolha à vontade: Municipais, Estaduais ou Federais)

Temos muita prática, desde o tempo em que éramos a Capítal do Império do Brazil. (enviado por e-mail)

i disse...

Ivo, os blocos é que são o verdadeiro carnaval do Rio de Janeiro, o melhor do mundo, manifestação espontânea de toda a alma carioca, todos os níveis sociais, as crenças e as raças. Bota no chinelo os abadás de Salvador e recupera aquilo que o sambódromo conspurcou. Longa vida aos blocos!

Anônimo disse...

Caro amigo escritor!

Admiro e gosto de assistir, pela tv, o espírito carnavalesco do povo, seja do Rio ou de qq lugar, principalmente dos blocos de rua.
Aliás, minha filha se esbalda na banda de Ipanema.
Bom carnaval para você e todos os seus.