ENSEADA DE BOTAFOGO

ENSEADA DE BOTAFOGO
"Andar pelo Rio, seja com chuva ou sol abrasador, é sempre um prazer. Observar os recantos quase que escondidos é uma experiência indescritível, principalmente se tratando de uma grande cidade. Conheço várias do Brasil, mas nenhuma tem tanta beleza e tantos segredos a se revelarem a cada esquina com tanta história pra contar através da poesia das ruas!" (Charles Stone)

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA
São Paulo, até 1910 era uma província tocada a burros. Os barões do café tinham seus casarões e o resto era pouco mais que uma grande vila. Em pouco mais de 100 anos passou a ser a maior cidade da América Latina e uma das maiores do mundo. É pouco tempo. O século XX, para São Paulo, foi o mais veloz e o mais audaz.” (Jane Darckê Avelar)

5.4.06

ESCULTURAS DE AREIA







Aleijadinho (para citar um escultor brasileiro) eternizou sua obra em pedra-sabão. Alonso e seu filho adotivo Rogean (ex-engraxate que morava na comunidade de Pavão-Pavãozinho a quem Alonso transmitiu sua arte) optaram pelo efêmero. Uma postura espiritual, chamando a atenção para a transitoriedade das coisas. Sua matéria-prima: a areia da praia. Uma pergunta que todo mundo se faz quando vê uma escultura de areia: e quando chove? As esculturas recebem uma camada de impermeabilizante e resistem meses e meses às intempéries. A dupla constrói "castelos de areia" (fotos acima) que os transeuntes — cariocas e turistas — do calçadão da Praia de Copacabana admiram. Alonso, natural da Colômbia, mas há quase duas décadas no Brasil (embora se ausente por longos períodos para mostrar seu trabalho pela América do Sul e Caribe), fez escola.




Ao longo da Atlântica e em Ipanema, escultores da areia exibem sua arte. O Bira e suas mulheres calipígias, junto às quais os turistas adoram tirar fotografia (duas fotos acima), o Isaac, que constrói complexos arquitetônicos, com mil e um detalhes (duas fotos abaixo) — o do verão passado, em frente à Santa Clara, até laguinho com peixes, vivos, tinha.




E em Ipanema, à altura do Posto 9, Vágner esculpiu uma Santa Ceia completa pra da Vinci nenhum botar defeito (fotos abaixo).





Fotos tiradas pelo editor do blog em 2006. Alonso e Rogean também fazem esculturas para eventos, vitrines, exposições. Seu e-mail é rogalon11@yahoo.com.br e o telefone 8894.4991. Outro escultor que você pode contactar é o Homem Areia pelo telefone 8590.9312.

15 comentários:

Anônimo disse...

É o próprio Vágner quem está posando ao lado da Santa Ceia, Ivo?

Ivo Korytowski disse...

É ele mesmo!!! E na primeira foto quem posa é o próprio Alonso.

Jonas Prochownik disse...

Ivo, gostei muito do teu post sobre os artistas anonimos da areia. Um dia irão ter o merecido reconheçimento, Grande abraço do Jonas.

Jôka P. disse...

Parabéns por esse post tão carioca, com sua visão sempre afetuosa sobre o nosso querido Rio !
Lindas fotos.

Daqui (galeria) e de minha casa, sua página continua "pulada" pro lado esquerdo... já tentou olhar de um outro monitor ?
?????

Anônimo disse...

Muito importante este teu trabalho de divulgação desta maravilhsa arte. Parabens aos artistas. Quando for ao Rio vou ver pessoalmente. Beijoca Regina Michelon

Anônimo disse...

IMPRESSIONANTE é a palavra.
Meu Deus, são demais essas esculturas, Ivo! Copiei todas pro meu computador. Grande trabalho Ivo! Abraço!

Unknown disse...

Ivo,

Que maravilha de trabalho desse artista!
São essas coisas que me fazem pensar que o homem ainda tem solução.

Abs,

Vinicius Factum
Blog de um Cidadão

Anônimo disse...

Nossa, Ivo, que perfeição! Cada detalhe, cada pedacinho, os gringos precisam ver isso (os que nunca estiveram no Rio). Diga que posso levar seu post comigo ;)

Bjsss e parabéns, excelente escolha :) Bom final de semana!

Ah, e o BOB não pára mais, vai ter post aos Sábados e Domingos tb. Espero vc lá!

Wilton Chaves disse...

Ola´!
Acho muito interessante, bonitas mesmo, as esculturas na praia de Copacabana e Ipanema. Ivo, as de Copa, estou sempre passando por elas, pois caminho pela orla.São grandes artistas populares que brilham no anonimato.Parabéns, por nos proporcionar um contato virtual com o que de bonito eles produzem e pelas informações prestada sobre esculturas. Um grande abraço.

Jonas Prochownik disse...

Ivo, voltei a olhar as esculturas na areia, realmente sao geniais. Um abraco e boa semana pra vc. do Jonas.

li stoducto disse...

oi ivo,
te descobri pelo blog da elaine, que é amiga do silvio persivo, que é meu amigo de porto velho, embora ele more lá e eu aqui no rio! :)))))

quando vc puder dá uma olhada no nosso (é um blog coletivo) Conversa de Botequim...

pelo teor do seu blog acho que talvez vc queira participar do nosso Conversa, o que nos honraria :))))
dá uma olhadinha lá e me diz, ok?

meu email é estoducto@gmail.com

de qualquer maneira estou te linkando lá!

um abraço

Anônimo disse...

Boa noite, Ivo!

Respondendo a sua pergunta:

1) vc tem um blog bom, escreve super bem, recebe um número razoável de visitantes. Eu começaria instalando um statcounter, para monitorar o número dessas visitas e suas preferências - assim vc conhece seu público e o que eles querem;

2) procurare pelo programa de adsense do google na web, em português, para colocar alguns anúncios no seu blog (só não te mando os links porque estou no PC do maridão e preciso sair logo, mas não é difícil de encontrar);

3) não deixaria de ler todas as dicas do BOB, seguindo os links de lá tb.

Veja se consegue entender um pouquinho melhor sobre o assunto até aqui. Se precisar de ajuda, me avise :)Depois de resolvida essa primeira parte, podemos lançar mão de outras estratégias.

Bjsss querido amigo!

Anônimo disse...

vi seu blog..
pow.. tive a oportunidade de ir pro rio de janeiro apenas 1 vez.. nesse carnaval.. simplesmente a melhor viagem q ja fiz..
sou grafiteiro de bh.. minas gerais.
cheguei a ver varias pessoas fazendo aquelas esculturas na areia..
fikei muuito surpreso..
fora toooodas as outras coisas q vi e conheci la..
simplesmente maravilhoso!
pretendo voltar pro rio mais vzs... (recado deixado no Orkut)

Anônimo disse...

Boa tarde!
Estou procurando escultores em areia para trabalhar em uma ação promocional. Se houver interessado entrar em contato pelo telefone 19 9236161 ou 19 92366161 Falar com Luiz Felipe Spreafico Dpto Eventos M51 Campinas.
Grato
Att Luiz Felipe

Anônimo disse...

Gostei muito do carater histórico do seu blog. A referencia sobre o meu trabalho de pintura do Rio Antigo ficou excelente. As outras matérias também são fantasticas. Continue.
Eduardo Camões