O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), quando estiver plenamente implantado, interligará todo o Centro e
Zona Portuária carioca em aproximadamente 28 km de trilhos e duas linhas com um
total de 26 paradas, integrando todos os demais modais, como metrô (Estação
Cinelândia e outras), trem urbano (Central), ônibus interestaduais
(Rodoviária), aviões (Aeroporto Santos Dumont), barcas (Praça XV), bonde de
Santa Teresa (perto da Cinelândia) e o Teleférico da Providência. Quando fiz o
filme amador acima (15 de junho de 2016) o VLT estava funcionando parcialmente
da Parada dos Navios, na Zona Portuária, até o Aeroporto Santos Dumont, com
bondes mais ou menos de meia em meia hora, mas quando estiver
funcionando plenamente, 24 horas por dia, o sistema terá capacidade de transportar 300
mil passageiros diários. O VLT é a nova encarnação do bonde que por um século
transportou os cariocas cidade afora, mas extinto nos anos sessenta (com a
honrosa exceção de Santa Teresa) para ser substituído pelo mal-sucedido
"trólei" (ônibus elétrico) —
é o "bondinho do futuro". Um legado das Olimpíadas (junto com os BRTs, o Porto Maravilha e a expansão do metrô) pelo qual está de parabéns nosso prefeito (independentemente de posições ideológicas, partidárias, etc.) Seja bem-vindo e boa viagem (e clique no label bondes abaixo para ver nossas outras postagens sobre esse simpático veículo tão associado à história carioca)!
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