Existem cidades antigas, centenárias, algumas até milenares, e existem cidades novas. Existem as grandes metrópoles, as megalópoles, e existem as cidadezinhas, as aldeias. A maioria das cidades brota e cresce espontaneamente, mas algumas são planejadas. Algumas cidades são homogêneas em sua arquitetura e urbanismo, outras plenas de contrastes — o Rio é uma delas. Existem as cidades reais, as cidades celestiais (na crença dos místicos) e as cidades imaginárias.
Por exemplo, as "cidades" criadas pelo artista Pedro Varela e mostradas na exposição MIRANTE, na Galeria Gentil Carioca. "Procuro construir cidades onde toda arquitetura é possível, misturando épocas, estilos e referências que se dissolvem lentamente num caldo." A galeria ocupa um velho sobrado na Rua Gonçalves Ledo, 17 - pertinho da Praça Tiradentes. A exposição durará até 29 de julho e o horário é de terça a sexta das 12h às 19h e sábado das 12h às 17h. Uma bela surpresa, como tantas outras surpresas que o Rio (apesar dos pesares) nos oferece.
A foto inicial foi tirada da janela da galeria, a foto abaixo mostra a entrada da galeria (uma escada) e as fotos subseqüentes são da exposição: quatro do móbile e três dos desenhos.
Texto e fotos do editor do blog.
Parabéns, Ivo, por nos levar à essa galeria de arte tão bacana, que ainda não conhecia (só de nome).
ResponderExcluirFotos lindas dessa esposição curiosa e cheia de poesia.
abç!
Jôka P.
Estes teus achados sobre a nossa querida cidade são épicos!
ResponderExcluirSem exagero.
Erik
Olá Ivo, fiquei super feliz ao ver o texto e as fotos sobre minha exposição no seu blog! Enviarei convites das próximas.
ResponderExcluirAbração!
Pedro Varela