DICAS

17.7.06

ANIVERSÁRIO DO BLOG

Parabéns pra você, nesta data querida. Hoje, 17 de julho de 2006, o blog "Literatura & Rio de Janeiro", dedicado à cidade do Rio, sua história, literatura e artes em geral, comemora um ano de vida (mas o contador de visitas só foi adicionado dia 4 de agosto). Nossa postagem número um foi uma homenagem a Pedro Nava.

No dia do aniversário, lançamos aos queridos visitantes um desafio - com prêmios para os acertadores. A seguir, oito fotos do Rio, tiradas (mas não nesta ordem) na Quinta da Boa Vista, Praia de Copacabana, Lapa, Aterro do Flamengo, Rua do Passeio, Praia de Ipanema, Largo da Carioca e Largo do Machado. As primeiras quinze pessoas que acertarem a ordem das oito fotos ganharão estes prêmios: 1- meu livro
Édipo; 2 a 6- o genial livro de poesias 50 tempestades, de Wanda Lins; 7 a 15- o maravilhoso livro de contos A rainha da hora, de Mariza Rebouças.

Mandem seus palpites para
escritorcarioca@ig.com.br

E boa sorte!


Foto 1


Foto 2


Foto 3


Foto 4


Foto 5


Foto 6


Foto 7


Foto 8

Vencedores do desafio: 1- Haroldo Netto, 2- Roger, 3- Tereza Cruz, 4- Lea Madureira, 5- Teresa Andrade, 6- Ana Paula, 7- Chico, 8- Jôka, 9- Ricardo Weiss, 10- Ronaldo Câmara, 11- Alberto Carraz, 12- Elaine, 13- Valter Santos, 14- Labouré Lima, 15- Jussara Simões. Os contemplados devem enviar um endereço ou caixa postal para receber o prêmio. Solução: 1) Rua do Passeio 2) Copacabana 3) Quinta da Boa Vista 4) Lapa 5) Aterro do Flamengo 6) Largo da Carioca 7) Largo do Machado 8) Praia de Ipanema. O blog agradece a todos os participantes.

4.7.06

MIRANTE



Existem cidades antigas, centenárias, algumas até milenares, e existem cidades novas. Existem as grandes metrópoles, as megalópoles, e existem as cidadezinhas, as aldeias. A maioria das cidades brota e cresce espontaneamente, mas algumas são planejadas. Algumas cidades são homogêneas em sua arquitetura e urbanismo, outras plenas de contrastes — o Rio é uma delas. Existem as cidades reais, as cidades celestiais (na crença dos místicos) e as cidades imaginárias.

Por exemplo, as "cidades" criadas pelo artista Pedro Varela e mostradas na exposição MIRANTE, na Galeria Gentil Carioca. "Procuro construir cidades onde toda arquitetura é possível, misturando épocas, estilos e referências que se dissolvem lentamente num caldo." A galeria ocupa um velho sobrado na Rua Gonçalves Ledo, 17 - pertinho da Praça Tiradentes. A exposição durará até 29 de julho e o horário é de terça a sexta das 12h às 19h e sábado das 12h às 17h. Uma bela surpresa, como tantas outras surpresas que o Rio (apesar dos pesares) nos oferece.

A foto inicial foi tirada da janela da galeria, a foto abaixo mostra a entrada da galeria (uma escada) e as fotos subseqüentes são da exposição: quatro do móbile e três dos desenhos.










Texto e fotos do editor do blog.