ENSEADA DE BOTAFOGO

ENSEADA DE BOTAFOGO
"Andar pelo Rio, seja com chuva ou sol abrasador, é sempre um prazer. Observar os recantos quase que escondidos é uma experiência indescritível, principalmente se tratando de uma grande cidade. Conheço várias do Brasil, mas nenhuma tem tanta beleza e tantos segredos a se revelarem a cada esquina com tanta história pra contar através da poesia das ruas!" (Charles Stone)

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA
São Paulo, até 1910 era uma província tocada a burros. Os barões do café tinham seus casarões e o resto era pouco mais que uma grande vila. Em pouco mais de 100 anos passou a ser a maior cidade da América Latina e uma das maiores do mundo. É pouco tempo. O século XX, para São Paulo, foi o mais veloz e o mais audaz.” (Jane Darckê Avelar)

MACHADO DE ASSIS: PAIXÃO À PRIMEIRA VISTA

PASSEIOS GUIADOS

Passeios guiados a pé são comuns na Europa, mas por aqui ainda são escassos. Um ótimo projeto de passeios guiados gratuitos pela cidade são os Roteiros Geográficos do Rio da UERJ. Projeto de extensão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) encabeçado pelo professor João Baptista Ferreira de Mello, do Departamento de Geografia Humana do Instituto de Geografia da UERJ, oferece uma série de passeios interessantíssimos a pé pela cidade, alguns noturnos. Todos os passeios são a pé e grátis, mas quando chove são cancelados. Já fui em vários e recomendo fortemente. Ao contrário dos London Walks, os nossos passeios cariocas costumam começar com uns 15, 20 minutos de atraso. Para ver a programação dos próximos passeios consulte o blog do projeto em www.roteirosdorio.com, ligue para (21) 8871-7238 ou vá até a página do projeto no Facebook em facebook.com/roteirosgeorio.

O RIO FREE WALKING TOUR oferece um passeio guiado gratuito pelo Centro Histórico carioca de segunda a sexta a partir de nove e meia da manhã com saída na Cinelândia, perto do Teatro Municipal, faça chuva, faça sol. O guia se identifica por uma camisa e guarda-chuva amarelos. Já de terça a domingo às 14h e no sábado às 10h promove o passeio Porto Maravilha tendo por ponto de encontro a Praça Mauá, perto do píer Mauá. Mais informações aqui.

O REVELANDO O BRASIL organiza passeios pelo centro histórico, bem como trilhas. Informações no Facebook.

O professor e guia de turismo Milton Teixeira que, quando criança, enquanto os amigos brincavam na calçada, preferia ficar debruçado sobre A História das Ruas do Rio, realiza passeios turísticos voltados para a história da cidade. Todos os meses ele oferece à comunidade alguns passeios gratuitos cuja programação você pode solicitar pelo e-mail miltur@gbl.com.br. Eis a relação fornecida por ele dos próximos passeios gratuitos:


21 de setembro – 14:00h às 17:00h, Palácio Guanabara, na Rua Pinheiro
Machado, Laranjeiras – inscrições somente pelo site da BAND NEWS FM RIO.


09 de outubro, quarta feira 14:00h às 17:00h – Passeio pelos prédios Art
Déco de Copacabana pelo Polo Copacabana – saída da rua Ronal de
Carvalho, 55.


19 de outubro – 14:00h às 17:00h,visita ao Mosteiro de São Bento, Praça
Mauá, Boulevard Olímpico e Praça XV de Novembro (parte).


26 de outubro – 11:00h às 12:00h, palestra gratuita no Restaurante da
Quinta da Boa Vista, antiga Capela Imperial, sobre São Cristóvão
Imperial.


13 de novembro, quarta feira, das 14:00h às 17:00h – Passeio pelos
prédios Art Déco de Copacabana pelo Polo Copacabana – saída da rua
Ronald de Carvalho, 55.


23 de novembro – 11:00h `s 12:00h, palestra gratuita no Restaurante da
Quinta da Boa Vista sobre D. Pedro II.


23 de novembro – 14:00h às 17:00h, Visita ao cemitério de São João
Batista, em Botafogo, saindo da porta central do cemitério, na rua
General Polidoro.


A Pé de Moleque Roteiros Culturais e Turísticos promove passeios guiados pela Zona Oeste carioca. Informações na página do Facebook clicando aqui.

A Porto Maravilha Cultural está oferecendo uma série de passeios guiados gratuitos pela região portuária da cidade. Para informações clique aqui.

O Instituto de Pesquisa e Memória dos Pretos Novos oferece passeios guiados gratuitos pelo Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana. Para informações clique aqui.

O Rolé Carioca promove um passeio guiado todo último domingo do mês às nove da matina conforme a agenda acima. Mais informações no Facebook.

Além desses projetos de passeios gratuitos, existem algumas opções de passeios pagos:

Rio - Casas & Prédios Antigos
Rio - Casas & Prédios Antigos organiza passeios por casas e prédios antigos de bairros da Zona Sul carioca. A lista dos eventos está no Facebook.

HCTUR - História, Cultura e Turismo
A HCTUR organiza passeios a pé "colaborativos" (em que você paga quanto quiser no final) pela cidade. Informações no Facebook.

Roteiros Culturais com Carlos Roquette
O professor Carlos Roquette — dublê de bibliófilo, cicerone cultural, antiquário e professor de arte — oferece (desde 1983) uma variedade estonteante de passeios guiados de divulgação do patrimônio cultural carioca. Entre eles A volta ao Brasil sem sair do Rio, Barbearias do Rio Antigo, Bolinhos de bacalhau cariocas, Cemitérios, Estilos de vida alternativos, O Rio de J.K., O Rio de Machado de Assis, O Rio de Oscar Niemeyer e muuuuitos outros. Ver a relação completa no site em http://www.culturalrio.com.br/indexPort.htm. Informações pelo telefone (21) 9911-3829 (24 horas por dia) ou pelo e-mail culturalrio@ig.com.br


FAVELA TOUR organiza um passeio guiado pelo Galeria de Arte a Céu Aberto do Museu de Favela, localizada nas comunidades do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho. Inscrições no site.

Trekking Urbano pelo Rio Histórico
Um emocionante e interessante Trekking Urbano pelo Rio Histórico pode ser agendado com o editor do blog pelo e-mail ivokory@gmail.com para grupos de no mínimo 5 pessoas ao preço de 10 reais por pessoa.

12 comentários:

cascavel disse...

Tomei conhecimento do prof.Milton Teixeira no programa da Rádio Band News, às sextas-feiras, e fiquei impressionada com as explicações, ou melhor, com as aulas de História que o professor nos dá, logo interessei-me pelos passeios culturais que são muito importantes para quem quer saber mais da nossa História...
Estou ansiosa para participar dos passeios dos dias 17 e 30 de outubro e conhecer pessoalmente esta pessoa fantástica, o professor Milton Teixeira!

vera almeida disse...

Conheço o prof Milton Teixeira de ouvi-lo na Rádio Band,sádo dia 17-10-2015 fui conhece-lo pessoalmente e participar do passeio. Ri muito, ele tem um humor ótimo, é simpático e acessível. Adorei o passeio, já vou no próximo, nas Laranjeiras.Parabéns prof. do seu jeito a gente aprende muito mais!

leddowenthusdomus disse...


O Rio de janeiro é um caminho de diversas e belas paisagens nos encantamos com os olhos, amamos com o coração, estudamos com a mente e guradamos para sempre em nossa alma. Rio eu te amo, no sempre de minha existência.

leddowenthusdomus disse...

gostaria muito participar de um passeio pela cidade, mas por razões ortopédicas, não sei se posso, pois uso uma prótese transfemural, ando até relativamente bem, mas não tão rápido

Alan disse...

Olá Milton Teixeira e o grupo 'O Corsário Carioca' , venham fazer uma encenação desta do palácio Tiradentes aqui na minha cidade, Nova Friburgo, abçs

Rosa braga disse...

Gostaria de obter o e mail do prof.Miltom Teixeira

Ivo Korytowski disse...

Rosa, o e-mail consta da postagem, está no parágrafo acima da lista azul de passeios.

Irishinovara disse...

Ouço a bandNews diariamente e, através dessa emissora, tomei conhecimento dos passeios guiados pelo Professor Milton Teixeira. Hoje foi minha estreia nesse passeio. Gostei muito ! Professor Milton dá um "banho" de informações e o gostoso é que aprendemos com uma transmissão de conhecimentos cheia de alegria. O Professor é muito simpático, alegre.Foi uma experiência incrível e que repetirei muitas vezes.
Avani

AMS INFORMÁTICA disse...

OLÁ BOA TARDE ! A TODOS QUERO FAZER PARTE DESSES EVENTOS, COMO EU FAÇO
(21) 99745-0673

Anônimo disse...

O grupo de walking tour Sou+Carioca também faz passeios pelo Rio de Janeiro com guias credenciados e sistema de colaboração.
https://www.facebook.com/soumaiscarioca/

Anônimo disse...

Faltou nesta lista o https://www.facebook.com/riodecoracaotour/ que também promove roteiros gratuitos na zona oeste na área de Campo Grande e nos bairros próximos aos domingos.

Russo Guia disse...

miltur@gbl.com.br