MUSEU DE ASTRONOMIA



O Museu de Astronomia e Ciências Afins fica no antigo Observatório Nacional e exibe exposições de longa duração e temporárias. O museu oferece uma série de atividades, entre elas a observação do céu, que você pode consultar no site do museu. Ainda que você não se interesse por astronomia, é bonito ver o campus do observatório, com seu prédio-sede (foto acima) eclético projetado em 1918 e construído em 1922 — "O prédio principal é um pequeno palácio classicizante com cúpula, bela escadaria cenográfica e um vitral alegórico" (Guia da Arquitetura Eclética no Rio de Janeiro) — e os pavilhões dos telescópios (e vistas do bairro de São Cristóvão). Observe que, enquanto as cúpulas dos pavilhões têm função utilitária, protegendo os telescópios, a cúpula do prédio principal é puramente decorativa. (Informações obtidas em Ivo Korytowski, Guia da Cidade Maravilhosa, Editora Ciência Moderna.)

Endereço: Rua General Bruce, 566 (São Cristóvão - ver mapa abaixo).

Telefone: (21) 3514-5232 / 3514-5200

Site: www.mast.br

Preço: Entrada franca.

Horário: Terça, quinta e sexta-feira, 9h às 17h; quarta-feira, 9h às 20h; sábado, 14h às 20h; domingo e feriados, 14h às 18h. Entrada permitida até 30 minutos antes do fechamento.

Como chegar: O museu fica perto da Feira de São Cristóvão, e você tem que pegar um ônibus que vá até lá. Uma opção é ir de metrô até a Estação Estácio e lá pegar o ônibus de integração expressa 209A (Estácio-Caju-São Cristóvão). Salte no Campo de São Cristóvão. 

Outras alternativas: Se você está no Leme, Praia de Botafogo, Praia do Flamengo ou Centro, pode pegar a linha 472 (Triagem-Leme). Em Ipanema ou Copacabana você pode pegar o 474 (Jacaré-Jardim de Alah) em direção ao Centro. Na Rua Tonelero (Copacabana) dá para pegar a linha 473 (São Januário-Lido) em direção à Lagoa. Em vez de passar pelo Centro, corta caminho pelo Rebouças, Rio Comprido, tangencia a Rodoviária e depois entra em São Cristóvão. Em horários de pico a entrada do Rebouças engarrafa. Peça ao trocador que avise quando chegar a Feira de São Cristóvão.



Ver São Cristóvão num mapa maior

Nenhum comentário: