17.4.17

EXPOSIÇÃO CARYBÉ ILUSTRADOR – O COMPADRE DE OGUM em NOVA IGUAÇU


EXPOSIÇÃO – CARYBÉ ILUSTRADOR – O COMPADRE DE OGUM
SESC NOVA IGUAÇU :: Rua Dom Adriano Hipólito, 10 Moquetá
Terça a domingo, das 9h às 18h
Grátis

Coquetel de abertura no dia 18 de abril, as 17h.
A EXPOSIÇÃO CARYBÉ ILUSTRADOR – O COMPADRE DE OGUM, faz parte do  acervo do Sesc Rio de Janeiro. É uma Exposição itinerante contendo 26 gravuras originais, mais precisamente, serigrafias que ilustram o livro O compadre de Ogum, de Jorge Amado. As ilustrações de Carybé expressam através de traços simples, o essencial da figura em movimento, de cores vibrantes, o cotidiano baiano: cenas de bar, de rua, becos, batismo, candomblé, capoeiristas, pescadores, mães-de-santo, prostitutas.
Carybé reforça a conexão da literatura com as artes visuais.

A exposição, que reunirá essas 26 serigrafias de Carybé na Sala de Exposição do Sesc, na Unidade Nova Iguaçu, é uma lufada de incomparável prazer artístico. Baseadas numa das histórias que compõem o romance Os Pastores da Noite (1964), de Jorge Amado, as obras de serigrafia (originalmente aquarelas) como que lhe transportam imediatamente a esse universo do cotidiano do padre, da comadre, da mãe de santo, de samba do Recôncavo Baiano, do bafafá das rodadas de pinga nos cabarés antigos, da missa frequentada por matronas com os rostos cobertos pelo véu e do batuque da negrada no terreiro de oxum-oxumaré-xangô – a Bahia que todos aprenderam a respeitar e a amar lendo as histórias de Amado acompanhadas das ilustrações do formidável Carybé.

Um comentário:

Felipe Medeiros Oficial disse...

Olá, eu sei que essa publicação não tem nada a ver com a
temática do blog, mas poderia permitir ainda assim? Me
ajudaria muito!

Trabalho com música ao vivo no Rio de Janeiro, esse é um vídeo de um cover meu, se puder, me ajuda curtindo a minha página, pois aumentará meu ranque nos buscadores e as chances de contratação! Muito obrigado! Deus te abençoe!


Nua | Ana Carolina | Cover Felipe Medeiros

https://www.facebook.com/cantorfelipemedeiros/videos/1043678305761075/

https://www.youtube.com/watch?v=wXmT5YyHWLY