14.5.09

ZÉ CARIOCA

Zé Carioca foi criado no início da década de 1940, quando Walt Disney fez uma grande turnê pela América Latina, tomando parte de uma campanha promovida pelos Estados Unidos a fim de angariar apoio na II Guerra Mundial.

O cineasta (acompanhado de desenhistas de seu estúdio) concebeu personagens para os países visitados, como o Gauchinho Voador, para a Argentina e Panchito, para o México. Nosso adorável papagaio, batizado de Joe Carioca, foi o representante do Brasil.



E sua primeira aparição numa HQ brasileira aconteceu em julho de 1950, na capa de Pato Donald # 1, desenhada pelo argentino Luis Destuet. Coincidentemente, a revista que marcou a estréia da Abril no mercado editorial:


Em 1961, Zé Carioca ganhava título próprio e chegava às bancas do Brasil estampando na capa o número... 479! (imagem abaixo - clique nas imagens para ver em tamanho maior) A numeração da revista do Zé Carioca se alternava com a do Pato Donald. Numa semana era o Donald e na outra, o .  (Texto de Marcus Ramone obtido no site UNIVERSO HQ)


Um comentário:

Anônimo disse...

Alô, Ivo
Fã de HQ, adorei saber um pouco sobre o assunto. Valeu!
Mariza